Modelo apresentado hoje pela Ferrari em Maranello também aposta no bico com degrau. |
Todo ano é a mesma coisa engenheiros e projetistas e uma equipe de "malandros" buscam brechas no regulamento da F1 para trazer inovações que venham a trazer uma vantagem em relação ao rivais. Foi assim com os difusores duplos de 2009 que colocaram a Brawn GP (hoje Mercedes), uma estreante, muito a frente dos adversários.
Bem mais discreto o duto aerodinâmico da McLaren. |
Ano passado foi a vez do duto aerodinâmico da Mclaren, que assim como o difusor duplo acabou sendo proibido. Algumas vezes, essas tentem a ficarem mais visíveis. E nem sempre com resultados elegantes. Quem não se lembra do bico de tamanduá da Mclaren ou o de tubarão da BMW Willians?
Em 2012, já foram quatro lançamentos: Caterham (ex-Lotus), Force Índia, McLaren e, hoje, a Ferrari. Dessas equipes apenas a Mclaren deve ter tido um pouco de bom senso no que diz respeito à estética do carro. As demais inovaram, pelo que parece que vai ser tendência nos próximos lançamentos desse ano no tal do degrau no bico.
Bico Tamanduá da McLAren |
Bico Tubarão da BMW Willians |
Horrível! confiram as fotos dos carros e olham como ficaram esquisitos, sem harmonia visual. Já tinham ficado esquisitos quando as regras obrigaram a aumentar o aerofólio dianteiro e diminuir o traseiro, mas esse ano se superaram.
Cadeham, ex-Lotus, adota visual extravagante. |
McLaren opta por visual mais conservador |
Claro que o que importa é o resultado, mas quem acompanha F1 e esporte motor em geral é fan de automóvel também e quem não quer ver um carro que una beleza com eficiência?
Eu ainda aguardo o lançamento do carro da Red Bull. Se Adrian Newey apostar nessa porcaria de degrau o negócio deve ser eficiente mesmo, caso contrário (e aposto muito no talento de Newey) as equipes que usarem essa 'beleza' de bico vão continuar lentas e agora mais feias.
Outros modelos de 2012 já apresentados:
Force Índia aposta na inovação |
Mais conservadora, McLaren apresenta carro bem mais bonito que as rivais. |
Abs,
Vinícius Ferreira
_________________________________________________________________________________________________