Brasileiros protagonizaram grande corrida em Cingapura. |
Petrov atinge Felipe que para e volta em último. |
Felipe foi um pouco melhor do que Bruno no treino, mas também não conseguiu avançar para a Q3 e ficou apenas em 13º, enquanto Alonso levou a Ferrari à 5ª posição no grid.
Na largada do grande prêmio de Singapura a situação foi distinta para os dois brasileiros. Bruno ganhou algumas posições em uma largada arrojada, pulando para 17º. Felipe também largou bem, mas viu o afobado Petrov furar seu pneu traseiro esquerdo, obrigando o piloto da Ferrari a ir para os boxes e voltar para a pista quase 30 seg astrás do último colocado.
A corrida parecia cabada para Felipe. Enquanto Bruno começava a brigar por posições e avançar aos poucos. Massa, sem nada a perder e com pista livre, começou a surpreender. Enquanto os líderes viravam na casa de 1'56", Felipe conseguia virar 1seg e meio mais rápido e não demorou até começar a alcançar os últimos colocados.
Saffety Car reviveu chances de brasileiros chegarem na zona de pontuação. |
Na 20ª volta, Felipe já era o 18º e Bruno o 12º. O que poderia aumentar as chances dos dois brasileiros aconteceu. Primeiro, na 33ª passagem, o indiano Narain Karthikeyan bateu no muro da curva 18 e provocou a entrada do carro de segurança. As sessões de Pit começaram, e os brasileiros se beneficiaram. Além disso, com o Safety Car, as diferenças acabaram.
Bruno conseguiu ocupar o 14º lugar atrás do carro madrinha, enquanto Felipe o 16º. Parecia que a corrida dos brasileiros seguiria novamente em ritmo lento de avanço das posições no grid e seria difícil alcançar a zona de pontuação. Até que, na 43ª volta o alemão Michael Schumacher fez o grande favor de se atrapalhar ao ultrapassa Verne da Toro Rosso e tirar ambos da corrida. Assim, Bruno e Felipe galgaram mais duas posições (nessa altura Felipe já tinha assumido a 15ª) ficando em 12º e 13º.
Briga acirrada entre brasileiros quase estraga grande corrida
Em disputa polêmica e dura, Massa e Senna se tocam e quase abandonam a prova. |
Foi aí que a disputa esquentou entre Felipe e Bruno. Se fora da pistas os compatriotas são amigos (ou pelo menos não são inimigos) dentro dela a história é outra. Quem não lembra da primeira prova do ano em que ambos abandonaram após baterem em tentativa de ultrapassagem de Felipe em cima de Bruno? E de quase baterem na prova seguinte?
Com pneus supermacios e desempenho melhor que o compatriota da Willians. Felipe sabia que tinha que passar Bruno logo para aproveitar o desempenho dos pneus antes que eles se desgastassem demais (já que teria que seguir até o final da corrida com eles). E foi o que o ferrarista fez.
Bruno se defendeu bem na primeira tentativa de Felipe, na segunda chegaram a se tocar. A tentativa de ultrapassagem foi antes da curva 13, parte mais estreita do circuito de rua de Marina Bay, o brasileiro da Ferrari foi espremido pelo compatriota (depois da corrida a Fia avaliou como normal a atitude de Bruno, que não recebeu punição).
Felipe passou e seguiu em frente. E na sequência fez ainda uma bela ultrapassagem em cima de Ricciardo da Toro Rosso (que foi comemorada efusivamente pelos mecânicos da Ferrari nos boxes).
Hamilton abandona a prova. |
Foi aí que as coisas começaram a melhorar de novo. Lá na frente mais uma baixa. O líder Hamilton, que já havia reclamado pelo rádio de "Funny Feeling" (algo estranho no carro) viu sua MacLaren deixá-lo na mão na corrida que deixaria a diferença entre ele e Alonso no campeonato em apenas 22 pontos.
Além de Hamilton alguns pit stops deiram Massa e Senna na 8ª e 9, respectivamente. Bruno ainda chegou a ser ultrapassado por Webber, antes de quebrar e abandonar a duas voltas do fim.
Bruno com problemas de câmbio abandona corrida fantástica. Uma das melhores do piloto brasileiro na F1. |
Bem largar em último e alcançar a zona de pontuação foi um resultado excelentes (mesmo que o carro não tenha resistido no caso de Bruno). O torcedor brasileiro tem que deixar de ser extremista e passar a apreciar a corrida. Claro que seria bom ver um brasileiro disputando o título, ver Massa de novo como em 2008. Mas, corrida é mais do que isso.
Vettel herda a posição de Hamilton e fatura vitória em Cingapura. |
Confira a classificação em Cingapura:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 2h00m26s144
2 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 8s959
3 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 15s227
4 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - a 19s063
5 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 34s759
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) - a 35s700
7 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) - a 36s600
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 42s800
9 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) - a 45s800
10 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - a 50s600
11 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 47s100 (*)
1112 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) - a 1 volta
13 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta
14 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) - a 1 volta
15 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) - a 1 volta (**)
16 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) - a 1 volta
17 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) - a 1 volta
* Mark Webber teve 20s adicionados ao seu tempo final por ultrapassar Sergio Pérez de forma irregular
** Charles Pic teve 20s adicionados ao seu tempo final por realizar ultrapassagem sob bandeira vermelha no treino livre
Não completaram:
Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) - a duas voltas
Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) - a duas voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) - a 21 voltas
Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 21 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) - a 23 voltas
Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) - a 29 voltas
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 47 voltas
Classificação Mundial de Pilotos
PONTOS | VITÓRIAS | |
---|---|---|
FERNANDO ALONSO (ESP/FERRARI) | 194 | 3 |
SEBASTIAN VETTEL (ALE/RBR-RENAULT) | 165 | 2 |
KIMI RAIKKONEN (FIN/LOTUS-RENAULT) | 149 | 0 |
LEWIS HAMILTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) | 142 | 3 |
MARK WEBBER (AUS/RBR-RENAULT) | 132 | 2 |
JENSON BUTTON (ING/MCLAREN-MERCEDES) | 119 | 2 |
NICO ROSBERG (ALE/MERCEDES) | 93 | 1 |
ROMAIN GROSJEAN (FRA/LOTUS-RENAULT) | 82 | 0 |
SERGIO PEREZ (MEX/SAUBER-FERRARI) | 66 | 0 |
FELIPE MASSA (BRA/FERRARI) | 51 | 0 |
PAUL DI RESTA (ESC/FORCE INDIA-MERCEDES) | 44 | 0 |
MICHAEL SCHUMACHER (ALE/MERCEDES) | 43 | 0 |
KAMUI KOBAYASHI (JAP/SAUBER-FERRARI) | 35 | 0 |
NICO HULKENBERG (ALE/FORCE INDIA-MERCEDES) | 31 | 0 |
PASTOR MALDONADO (VEN/WILLIAMS-RENAULT) | 29 | 1 |
BRUNO SENNA (BRA/WILLIAMS-RENAULT) | 25 | 0 |
JEAN-ERIC VERGNE (FRA/STR-FERRARI) | 8 | 0 |
DANIEL RICCIARDO (AUS/STR-FERRARI) | 6 | 0 |
TIMO GLOCK (ALE/MARUSSIA-COSWORTH) | 0 | 0 |
HEIKKI KOVALAINEN (FIN/CATERHAM-RENAULT) | 0 | 0 |
VITALY PETROV (RUS/CATERHAM-RENAULT) | 0 | 0 |
CHARLES PIC (FRA/MARUSSIA-COSWORTH) | 0 | 0 |
NARAIN KARTHIKEYAN (IND/HRT-COSWORTH) | 0 | 0 |
PEDRO DE LA ROSA (ESP/HRT-COSWORTH) | 0 | 0 |
Abs,
Vinícius Ferreira
Vinícius Ferreira
_________________________________________________________________________________________________