quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fla-Flu pode ser adiado por causa de show de Justin Bieber





















O show do cantor canadense Justin Bieber marcado para acontecer no final de semana dos dias 8 e 9 pode adiar o um dos mais esperados Fla-Flus dos últimos anos. Além do jogo Botafogo e Bahia. A apresentação de Bieber será no Engenhão.


Vai ter torcedor reclamando, questionando a cessão do espaço para a apresentação do ídolo adolescente. Mas, deixando de lado a questão do gosto musical, alguém já parou para pensar no quanto custa manter o Engenhão funcionando?


Segundo o presidente do Botafogo, o gasto médio é de R$ 400 mil reais por mês. E quem pensa que ingresso de jogo por si só paga essa quantia, não se iluda. Pagaria com folga e com um bom lucro, se o Bota e os demais times que usam o Engenhão, tivessem a média de público que o Manchester United tem em sua casa, o Old Tradfor. média de 74 mil pagantes em todos os jogos da temporada. Detalhe, a ocupação máxima do estádio é de 76mil.


Não é essa a realidade do Engenhão e de tantos outros estádios brasileiros. Se o jogo é no meio da semana, as arquibancadas ficam as moscas. Se o time vai mal das pernas então.... ihhhh  melhor nem pensar.


E como se paga essas contas? Tornando o estádio uma arena multi-uso. Esse tem sido o modelo mais sustentavel encontrado no país e em outros continentes também. Para se ter uma idéia, com o Show do Paul McCartney em maio desse ano, o Botafogo faturou em um final de semana, o que não levaria em 15 jogos de casa cheia.


E alguém tem dúvida de que os shows do canadense vão ser muito rentáveis? Alguém assistiu as matérias nos telejornais com as fãs estéricas se matando nas filas para comprar ingresso (não importando quan.to estava custando).


O futebol do Rio evoluiu muito nos últimos anos. O Fla e o Flu são os atuais campeões brasileiros (2009 e 2010), ambos retornaram à Libertadores após anos de ausência. Esse ano então a coisa ficou ainda melhor. O Vasco foi campeão da Copa do Brasil e já garantiu presença na edição 2012 da Libertadores. E o que falar da participação dos cariocas no Brasileirão 2011? Todos na briga pela ponta da tabela. 


Só é uma pena, que essa evolução só se dá dentro das quatro linhas. Fora de delas, o que se vê é falta de estrutura e uma modernização que caminha a passos muito lentos. O que falar dos ratos dos vestiários das Laranjeiras?


Att, 
Vinícius Ferreira