sábado, 19 de maio de 2012

E é dada a largada no Brasileirão 2012




São 38 jogos por time, 20 equipes disputando a competição que segue até o final do ano. São oito meses até que se conheça o campeão Brasileiro de 2012. E a disputa começa nesse final de semana.Confira como os cariocas entram nessa disputa:

Flamengo

Após 28 dias de férias forçadas, o rubro-negro, que conta agora com um novo diretor de futebol, Zinho, tenta apagar a imagem deixada no início do ano com os resultados frustrantes na Libertadores e no Carioca e recomeçar 2012 a partir do campeonato Brasileiro, última competição disputada pelo clube este ano. 

Caminho para o título
Se encarar o Brasileirão como um recomeço, contar com um bom rendimento de estrelas como Ronaldinho e Love e ainda tiver reforços de peso, o Fla terá a vantagem de que os "favoritos" e melhores colocados do ano passado na competição ainda estão brigando pela Libertadores e provavelmente vão colocar os times reservas em campo nas primeiras etapas da competição. Elenco o rubro-negro tem, falta tranquilidade para trabalhar e resultados expressivos.

O que deve atrapalhar
Se o clima continuar, se Ronaldinho continuar a se destacar mais fora de campo do que dentro e se os resultadores não chegarem logo o time corre os risco de não ficar entre os dez melhores da competição. Rebaixamento é um risco, mas pouco provável. Apesar de não ter se saído bem nos jogos decisivos, o Fla foi o time que mais pontuou no campeonato carioca.

Estreia 
O time faz a estreia hoje (19), às 18h30, contra o Sport, na Ilha do Retiro. O time pernambucano foi vice-campeão estadual, amargando derrota para o rival Santa Cruz.

Time-Base
Felipe, Leo Moura, Marcos Gonzales e Wellington, Magal; Luiz Antônio, Rômulo, Bottinelli e Kleberson; Ronaldinho e Vagner Love.  

Fluminense

o tricolor carioca vive um grande momento, o melhor entre os cariocas. Campeão do Carioca, e ainda na briga para avançar para as semi-finais da Libertadores. O time, recheado de estrelas como Deco e Fred, entra na disputa como um dos favoritos da competição, ao lado de Santos e Corinthians.

Caminho para o título
O elenco tricolor é apontado como um dos mais fortes do Brasil pelas peças de reposição que permitem a Flu manter o nível mesmo com desfalques. Ainda que chegue na final da Libertadores e use um misto de reservas nos próximos dois meses, o Flu tem time para conseguir regularidade e ao menos se manter entre os líderes. Com o fim da competição continental, o Flu entra de vez na briga.

O que deve atrapalhar
Justamente a disputa pela Libertadores e a possível ausência dos líderes do time. Caso os reservas não se saiam tão bem e jogadores como Deco e Fred voltem a sofrer com lesões o time pode não ser tão regular e deixar o título escapar.

Estreia
O Fluminense entra em campo no domingo diante do Corinthians, às 16h, no Pacaembu. Ambos jogam com os times reservas.

Time-Base
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson, Carlinhos; Diguinho, Valência, Deco, Thiago Neves; Fred e Wellingtom Nem.

Vasco

A equipe cruzmaltina teve o revés de dois vices no Carioca, mas ainda segue firme na Libertadores. Com o elenco forte, a base mantida do vice-campeonato em 2011, o Vasco segue forte no Brasileiro, com chance de figurar novamente entre os primeiros colocados.

Caminho para o título
O Vasco precisa manter a regularidade que teve no último Brasileirão e precisa ainda ser decisivo nos clássicos. Esse ano, apesar de derrubar o rival Flamengo nas duas semi-finais de turno do Carioca, foi dominado por seus adversários na final.

O que deve atrapalhar
O Vasco só não briga pelo título se continuar perdendo os jogos decisivos.

Estreia
O Vasco encara o Grêmio, amanhã às 18h30, em São Januário. O tricolor Gaúcho, comandado por Luxemburgo, não conseguiu chegar à final do Gauchão e ainda pode ser eliminado pelo Bahia na Copa do Brasil.

Time-Base
Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva, Tiago Feltri; Rômulo, Juninhho, Felipe e Diego Souza; Éder Luiz e Alecssandro

Botafogo

O time de Oswaldo de Oliveira busca esquecer os resultados ruins do início do ano e o rótulo de time so "quase". No Brasileiro de 2011 deixou a Libertadores escapar nas últimas rodadas, depois de figurar entre os líderes. No Carioca deste ano chegou a final, mas foi batido pelo Fluminense. Já na Copa do Brasil o Alvi-negro foi eliminado. O Brasileirão de 2012 é a última chance do ano de mostrar que esse é um dos melhores times do Botafogo dos últimos anos.

Caminho para o título
O Botafogo, assim como os rivais cariocas é um dos elencos mais fortes da competição. Tem nomes como o goleiro Jeferson e Loco Abreu. Se for regular e não cair de rendimento no final da competição, briga pelo título diretamente.

O que deve atrapalhar
justamente a irregularidade. Se jogadores como Maicosuel e Elkeson continuarem desaparecerem nos jogos o time pode sofrer um novo revés no fim do ano.
  
Estreia
O Bota encara amanhã, às 16h o São Paulo. O jogo acontece no Engenhão. 

Time-Base
Jeferson, Lucas, Antônio Carlos e Fábio Ferreira, Márcio Azevedo; Renato, Marcelo Mattos, Maicosuel e Felipe Gabriel; Elkeson e Loco Abreu  

Vinícius Ferreira


_________________________________________________________________________________________________