quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Novo equilíbrio de forças?


Neymar e Cia terão a responsabilidade de se manter à frente dos rivais em 2015/2016.

A temporada europeia de futebol já começou, mas tem muito time ainda fechando o elenco - a janela de transferências termina no fim do mês. Depois de ver o Barça conquistar mais uma Champions, os gigantes do velho continente tentam encorpar os planteis para voltarem ao protagonismo. Mas, quem serão os times a serem batidos na próxima temporada?

Principal contratação do Barcelona até o momento, Ardan Turan reforça a defesa.
Na Espanha, o Barcelona reforçou a defesa. Trouxe, do Atlético de Madrid, o zagueiro Arda Turan e o lateral-direito Aleix Vidal. Mas, perdeu nomes como o meia Xavi, que já estava encostado no banco de reservas na temporada passada, e o lateral reserva Montoya. Está prestes a perder também o reserva do trio MSN, o atacante Pedro, especulado no United. Com isso, a base do time catalão segue praticamente inalterada, com Ter Stegen, Mascherano (ou Turan), Piqué, D. Alves, Alba, Busquets, Rakitic, Iniesta, Neymar, Suares e Messi.

O Real apresentou para a Temporada o lateral-direito Danilo, do Porto.
O rival, Real Madrid, também esteve longe de ser protagonista nas contratações, como foi em temporadas anteriores. Perdeu o arqueiro Ikker Casillas para o Porto e viu melar a negociação por De Gea do United. Para cobrir o buraco (ainda maior com a lesão de Navas) trouxe o "outro Casillas", goleiro do Espanhol. Tiveram mais reforços na defesa, chegou Danilo do Porto. O volante Casemiro, que estava emprestado para o ex-time de Danilo, retornou. Mas, os torcedores merengues sentiram também um frio na barriga. O Real perdeu Khedira para a Juve e viu suas principais estrelas especuladas em outros clubes (Bale - United, Benzema - Arsenal, CR7 - PSG e United, Sérgio Ramos - United). Caso nada mude até o fim da janela de transferências, o Real segue com a mesma base da temporada passada: K. Casillas/ Navas, Pepe, S. Ramos, Carvajal/Danilo, Marcelo, Illara/Casemiro, Isco/J. Rodrigues, Modric, Kroos, C. Ronaldo, Benzema e Bale.

A novela Di Maria finalmente terminou com final feliz para o PSG e para o meia argentino.
Da Espanha para a vizinha França. O time da capital, Paris Saint Germain, pode perder o sueco Ibra, mas já apresentou um nome de peso, o meia argentino Di Maria, que apesar do investimento alto, não teve no seu último time (o M. United) o mesmo brilho de quando venceu a Champions pelo Real. Nomes como Stambouli do Tottenhan chegam para compor elenco. A boa notícia é que o brasileiro Lucas começou a temporada em bom nível. Mas, o PSG ainda corre o risco de perder não apenas Ibra, mas também Cavani, Lavezzi e Pastore. A base é esta: Sirigu, T. Silva, D. Luiz, Aurier, Maxwell, T. Motta, Matuidi, Verrati, Lavezzi/Lucas, Ibrahimovic e Cavani.

Scheweinsteiger agora é um Red Devil.
Na Inglaterra, um dos times que mais vem movimentando o mercado é o Manchester United. Seja pelas perdas de nomes como V. Persie (Fenerbahçe), F. Garcia (Chelsea), Di Maria (PSG) e Rafael (Lyon), seja pela contratação do atacante Depay e do volante alemão Bastian Schweinsteiger (do Bayer de Munich). O time de Van Gaal, ainda precisa repor as perdas na frente e reforçar a defesa, se quiser fazer frente a rivais ingleses e de outros países. Por isso, especula nomes como Sérgio Ramos (Real), Pedro (Barcelona), Bale (Real) e Otamendi (Valencia). Para compor o time reserva chegaram nomes como o goleiro argentino Sergio Romero, o lateral-direito Darmian (do Torino), o meia Schneiderlin (Southampton). A base: De Gea, Valência, Smalling, Jones, Blind, Herrera/Schweinsteiger, Matta, Felaini, Young, Rooney e Depay.

Falcão Garcia tenta retomar a boa fase em outro clube inglês.
O atual campeão da Premier League, o Chelsea, do técnico José Mourinho, é outro que perdeu nomes de peso, mas repôs muitos deles à altura e ainda fez apostas. Sairam o veterano Drogba e o brasileiro Felipe Luis. Dos diabos vermelhos veio Falcão Garcia e o time de Mourinho apostou ainda na chegada de dois jovens brasileiros. O meio-campo Nathan, Atlético Paranaense e o atacante Kenedy, cria do Fluminense e que já jogou durante a pré-temporada, sendo inclusive elogiado pelo técnico português. A base do time campeão segue a mesma: Courtois, Jhon Terry, Gary Cahill, Ivanovic, Aké/Azpilicueta, Matic, Fábregas, Willian, Oscar, Hazard e Diego Costa/Falcão Garcia. O time londrino deve ainda apostar em jovens da base e recém contratados como Kenedy.

Peter Cech foi o principal reforço do Arsenal até agora.
Outro time da capital, o Arsenal, também vem lutando para voltar a brigar pelo menos pelo campeonato inglês. Se ainda não fez uma grande contratação para a temporada, o time segue com a boa base formada por: Ospina/Cech, Mertesacker, Koscielny, Debuchy, Monreal, Coquelin, Ramsey, Cazorla,Walcott, Ozil e Giround/Alex Sanchez.

Firmino chegou ao Liverpool para repor a perda de Sterling,
Outro time com mudanças pontuais foi o Liverpool, que teve como grande investimento a contratação do brasileiro Roberto Firmino. O time da terra dos Beatles trouxe ainda o atacante Benteke, do Aston Villa, e o lateral do Southampton Clyne. O time, no entando, perdeu dois nomes importantes. O veterano Gerrard deixou o clube para atuar nos EUA e o bom atacante Sterling foi para o rival Manchester City. Outros nomes como Coutinho, Lucas leiva e Balotelli são especulados em outros clubes concorrentes. A base do time: Mignolet, Sakho, Skrtel, Clyne, Moreno, Can, Henderson, Coutinho, Milner, Firmino e Benteke/Sturridge/Balotelli.

Sterling é o principal nome do poderoso Manchester City.
E na Inglaterra o que não falta é time poderoso. O Manchester City é outro, que como o Real Madrid, protagonizou compras nas últimas janelas de transferência, mas que tem sido mais tímido nesta. Tirou Sterling do Liverpool. Além dele, chegaram jogadores para compor elenco como os meio-campistas Delph do Aston Villa e Patrick Roberts do Fulham. Do time saíram nomes como Dzeko, que foi para Roma, mas que vinha encostado no banco de reservas. Benzema, Alex Sandro, De Bruyne, Pogba e Pedro são especulados no City. A base: Joe Hart, Mangala Kompany, Sagna, Kolarov, Yaya Touré, Fernandinho, David Silva, Jesus Navas, Sterling e Aguero.

Vidal é um dos grandes nomes a compor o já recheado de estrelas elenco de Munich.
Na Bundesliga, o Bayern de Munich, que busca o tetra campeonato, também é outro time que tem seus craques sendo seduzidos pelo dinheiro dos concorrentes. Schweinsteiger já deixou o clube alemão, a contragosto do técnico Pep Guardiola. Alaba (Real Madrid), Müller (M. United), Götze (Juventus) e o próprio Guardiola (Manchester City) são nomes que podem deixar o clube. O time também sonha grande, Trouxe Vidal (Juventus) e Douglas Costa (Shaktar Donetsk). Pogba (Juventus) e Bartra (Barcelona) são outros nomes especulados. A base: Neuer, Rafinha/Dante, Boateng, Benatia/Badstuber, Bernat/Alaba, Xavi Alonso, Lahn, Vidal, Thiago/Götze/Robben. Müller/Ribery e Lewandowski/Dopuglas Costa.

Khedira vem para ocupar o lugar que um dia foi de Pirlo.
No Calcio, os grandes times vem passando por uma profunda reformulação. Mesmo a Juventus, finalista da Champions, começa a temporada 2015/2016 como um time bem diferente do fim da temporada passada. Pirlo foi se aposentar nos EUA e Tevez no Boca Juniors, da Argentina. Vidal foi para o Bayern. Dos grandes nomes do elenco falta apenas Pogba escolher com qual clube vai assinar. A reposição das perdas começou com a chegada do volante Khedira, do Real Madrid, e continuou com a chegada do atacante Mandzukic, do Atlético de Madrid. Outras soluções foram "caseiras" com a chegada do goleiro Neto da Fiorentina e do atacante Dybala, do Palermo. O time: Buffon, Chielini, Bonucci, Lichtsteiner, Evra, Marchisio, Khedira, Pogba, Tello, Morata e Llorente/Manzukic.