segunda-feira, 9 de abril de 2012

É essa a solução para o Flamengo?





O rubro negro carioca vive um inferno astral. No ano passado tinha um time forte, organizado, que chegou a figurar na ponta da tabela do campeonato Brasileiro. Foi o ano da chegada de Ronaldinho Gaúcho, que até decidiu em alguns jogos importantes e sejamos justos, mesmo não sendo o craque do Barcelona (o que ninguém esperava que fosse, pois já não era no Milan) ao menos continuava mostrando a qualidade técnica que o consagrou em passes e momentos de lucidez.

O tempo passou, a temporada acabou e a diretoria liderada por uma presidente que parece não ter a mínima ideia do que está fazendo ficou para trás. Fiada na filosofia do "Flamengo é Flamengo", a diretoria demorou demais para reagir quando o contrato de Thiago Neves estava acabando. Ele que não é bobo viu no rival carioca um projeto mais estável (especialmente uma diretoria mais estável) e pulou fora do barco antes que fosse tarde. A perda foi sentida, nos bastidores e em campo.

Passou a mão na cabeça de Ronaldinho quando este mostrava desinteresse, era destaque nas colunas sociais pelas noitadas. Luxemburgo corretamente queria puni-lo. Mas, Patrícia e Cia preferiram demitir Luxa. Sem técnico e sem reforços de peso o time não convencia, não era o mesmo de 2011.

Demorou para reforçar o time. Trouxe dois bons nomes, especialmente Love (o melhor jogador do Flamengo hoje). Mas precisava ter feito mais contratações. Repor a saída de Thiago, um meia para dividir a responsabilidade com Ronaldinho, já que Botinelli (que é bom) não é o suficiente.

Parece óbvio que a Libertadores seria um sofrimento. O Fla não está eliminado, mas caso seja e caia nas finais da Taça Rio, o resultado será previsível. Um resultado vislumbrado no final do ano passado. Nítido para todo mundo disposto a enxergar.

A torcida, a imprensa também, culpa o Ronaldinho. Mas a culpa é exclusivamente dele? Ronaldinho não quer mais jogar bola isso é claro. Pra mim a maior diferença do R10 do Barça e do Fla está no sorriso. Antes ele ria dentro de campo e era compenetrado, tímido fora. O Ronaldinho do Fla é o oposto. Infelizmente! Mesmo não sendo flamenguista assisti alguns jogos do Fla (em 2011) na esperança de vê-lo (R10) ter lampejos do gênio que já foi.

Mas se tem um culpado nessa história é a diretoria do Fla. Pensa só no marketing, no quanto ainda pode vender com R10. Não o repreende nem cobra dele, com medo de que parta para um clube árabe, americano ou chinês, uma atitude que se espera de um ídolo. A culpa é da diretoria que fica inerte diante de um time que não convence e que transformou o torcedor do flamengo em um sofredor.

Me arrisco a dizer que, se a coisa continuar assim, no Brasileirão a briga será para não cair. Até lá acho que R10 terá saído fora.

E diante desse prognóstico, da crise ('apagada' com uma vitória sobre o rival Vasco com gols de R10), a solução é a chegada de Adriano?! Outro que não quer mais saber de jogar bola. Ele mesmo já 'parou'. E devia ter ficado na aposentadoria, se era pra voltar e mostrar que não quer mais nada.

O Flamengo é maior do que isso tudo, pela imensa torcida que tem, pelos fans que prestigiam o time e que comeram as vitórias, mesmo que sejam paliativos, e repetem em coro que "Flamengo é Flamengo", mesmo quando não tem sido.

O Flamengo precisa voltar a ser Flamengo, para alegria de seus torcedores e dos rivais também. Afinal tem mais valor uma vitória sobre um grande Flamengo do que sobre um time em crise.


Abs,
Vinícius Ferreira
_________________________________________________________________________________________________