segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Confira o caminho que os cariocas devem percorrer para o título do Brasileirão 2011




O Campeonato Brasileiro 2011 está cada vez mais emocionante e provando que temos o melhor campeonato do planeta. Em que liga você tem cinco times com três pontos de diferença entre elas à cinco rodadas do fim?

E a briga está ficando cada vez mais afunilada. A 33ª rodada decidiu a sorte dos times que vão brigar pelo título e os que tem de focar a vaga na Libertadores da América.   


A derrota que o São Paulo sofreu para o Bahia no sábado (5), praticamente o tirou da briga pelo título, já que agora depende de um retrospecto espetacular (o que não vem tendo, principalmente após perder o técnico) e de uma série de tropeços dos rivais. 


A diferença para os líderes (Corinthians e Vasco) é de 8 pontos (o Tricolor Paulista soma 50), ou seja, no mínimo três tropeços em cinco jogos dos rivais. 

Outro que praticamente está fora da disputa pelo título é o Inter. O jogo no Beira-Rio, contra o Flu, diante da torcida, era crucial para disparar, colar nos líderes (principalmente após as combinações de resultados) e entrar de vez na briga. Perdeu e agora, com 51 pontos (a 7 dos líderes depende de três tropeços, além de ganhar os cinco jogos restantes. Ficou difícil demais para o colorado.

O Figueirense foi quem surpreendeu na rodada e saltou duas posições, desbancando São Paulo e Inter. O Figueira derrubou o Botafogo no Engenhão e pode surpreender na reta final. Briga diretamente contra São Paulo e Inter por uma vaga na libertadores e está a apenas 3 pontos do Flu que é o terceiro. Para brigar pelo título, a coisa porém é um pouco mais complicada, mas não impossível. 


O Figueira está a 5 pontos dos líderes, ou seja, dois tropeços (fora pelo menos um torpeço de Fla, Flu e Bota). Mas precisa de uma regularidade que não vem tendo para vencer os cinco jogos. 

Santos e Coritiba, que somam ambos 48 pontos, estão numa dura briga pela Libertadores da 
América. Mais possibilidades tem o Peixe, que vem de bons jogos e com Neymar inspirado.

Briga pelo título 

O Corinthians soma 58 pontos. Está empatado com o Vasco (também 58), mas se mantém à frente pelo número de vitórias (17). Ontem, diante do lanterna América-MG, mesmo atuando fora de casa, o Timão tinha um jogo fácil e a chance de disparar na ponta e praticamente colar uma das mãos na Taça. Mas perdeu. Um pênalti mal marcado para o América, mas mesmo após o empate o time paulista não mostrou a força necessária para ser campeão (a exemplo do ano passado) e tropeçou feio. 


Mesmo com o contratempo manteve a liderança porque o Vasco também tropeçou, mas viu a Dupla Fla-Flu encostar e entrar na briga direta pelo título. 


Na fase final, é o Corinthians que (teoricamente) tem os jogos mais fáceis. Encara ainda Atlético-PR (Casa), Ceará (Fora), Atlético-MG (Casa), Figueirense (Fora) e Palmeiras (Casa). Pelo retrospecto, a obrigação de vitória é do Corinthians, mas encara três times desesperados para fugir do rebaixamento e um Figueira embalado brigando por uma vaga na Libertadores.

Veja a situação dos Cariocas

VASCO - O tropeço diante do Santos foi um banho de água fria para os Vascaínos, que perderam a chance de assumir a ponta para apenas contar com as próprias pernas. O vasco se mantém com 58 pontos, mas é o segundo por ter uma vitória a menos que o Corinthians. Na disputa do título é o carioca com mais chances. Ele depende de apenas um empate do Corinthians e (se vencer todos os seus jogos) será o campeão de 2011 (O Vasco somaria 73 pontos contra 71 do Corinthians). 

Porém, o desafio do Vasco é o maior entre os cinco primeiros colocados. Se ele depende de 
apenas um empate do Corinthians, precisará de muita força e um pouco mais de regularidade para alcançar cinco triunfos (+15 pontos) nos próximos jogos. Nos últimos cinco jogos, os cruzmaltinos só somaram 8 dos 15 pontos possíveis e tem pela frente (nos próximos cinco jogos) adversários como Botafogo (casa), Palmeiras (Fora), Avaí (casa), Fluminense (Fora) e Flamengo (Casa). Três deles são rivais diretos pelo título.

Ainda agrava a situação do vasco a disputa pela Sul-Americana. Se não abdicar da competição continental, o time cruzmaltino enfrentará o desgaste de disputar duas competições enquanto os rivais estão focados apenas no brasileiro e o desgaste das viagens.

FLUMINENSE - O Flu fez um primeiro turno muito inconstante, ora vencia, ora perdia. Mas, o retrospecto acabou sendo melhor do que parecia, já que o time empatou muito pouco e, mesmo perdendo bastante, ganhou bastante também o que o colocou ao lado do Corinthians com o maior número de vitórias (17). 


No segundo turno, o Flu ainda estava entre os dez primeiros e cresceu de rendimento, sendo o melhor time da competição (somando 31 pontos, 73% de aproveitamento). Além disso, viu seu principal nome (Fred) voltar a ser goleador de sempre e viu também Rafael Sobis voltar ao nível de futebol que o consagrou. 

Além do ataque, a principal arma do time passou a ser mais efetiva com a melhora dos 
laterais Carlinhos (esquerda) e Mariano (direita). O Flu é o time que mais fez gols de cabeça (mérito do cruzamento de seus laterais e meias).

A vitória sobre o Inter, no Beira-Rio, foi o jogo-chave para o atual campeão brasileiro. Ali o Flu decidiu pela permanência disputa pelo bi-campeonato e não em se contentar com uma vaga na Libertadores. O Flu derrotou o Colorado por 2 a 1 e agora soma 56 pontos, está a um 
torpeço dos líderes (58). 

Para ser campeão, o Flu precisa que o Corinthians sofra uma derrota (um empate ainda manteria o Flu atrás pelo saldo de Gols, a menos que Tricolor meta goleadas e o Timão fique com placares magros) e precisa vencer todos os seus compromissos, inclusive o Vasco na penúltima rodada. Assim o Flu chegaria a 71, contra 70 do Corinthians e 70 do Vasco.

Para alcançar a meta, o Flu precisa manter o retrospecto que vem tendo no segundo turno. Nos últimos cinco jogos somou 12 pontos (4 vitórias e 1 derrota). Pela frente tem o América-MG (Casa), Grêmio (Casa), Figueirense (Fora), Vasco (Casa) e Botafogo (Fora). Dos 5 jogos que tem pela frente, 4 serão no Rio de Janeiro.

FLAMENGO - Outro grande Beneficiado da rodada e que também se colocou na briga pelo título foi o Fla. O rubro-negro começou mal ontem diante do Cruzeiro, saiu perdendo (1 a 0), mas o travessão e grande atuação de Deivid e Thiago Neves proporcionaram ao Fla uma vitória esmagadora sobre os mineiros (5 a 1). 


O Fla com isso passou a ter o vice-artilheiro da 
competição (Deivid soma 15 gols) e o melhor ataque do campeonato (44 gols). Agora o Rubro-negro é o quinto colocado, soma 55 pontos empatado com o Botafogo (que possui 16 vitórias contra 14 do Fla). 

Para ser Campeão em 2011 o caminho do Fla começa primeiro na torcida pelo tropeço dos quatro times que estão à frente. Um empate do Botafogo e do Flu e pelo menos uma derrota e um empate de Corinthians e Vasco. um total de seis tropeços que deixaria a pontuação dessa forma: Fla (70), Corinthians, Vasco e Flu (69) e Bota (68). É claro que o Fla precisa também vencer todos os jogos: Coritiba (Fora), Figueirense (Casa), Atlético-GO (Fora), Internacional (Casa) e Vasco (Fora).

O retrospecto do Fla é o mesmo do Vasco, em relação aos últimos cinco jogos. Somou apenas 8 pontos nos cinco jogos, com 2 empates, 2 vitórias e 1 derrota. Terá de melhorar o desempenho para cumprir a meta. O retorno do bom futebol de Thiago Neves, porém é animador. Além disso, o Fla tem como motivação o título de 2009, que foi conquistado nas últimas rodadas.

BOTAFOGO - O Alvi-negro carioca teve tudo para estar liderando o campenato, seu jogo decisivo foi contra o Santos. O Bota tinha um jogo a menos e a vitória o teria colocado em primeiro. Mas, tropeçou e mesmo vencendo os confrontos seguintes, tropeçou novamente na hora de empatar com líderes e se complicou. No sábado (5), contra o Figueira, em casa, o Botafogo sofreu uma inesperada derrota (0 a 1) e agora precisa de forças para não cometer erros nos momentos decisivos. Com 55 pontos (a frente do Fla pelo número de vitórias) viu o Flu ultrapassá-lo (56) e ainda pela frente Vasco e Corinthians (58).

O Fogão ainda se mantém firme na luta pelo título. Ele depende de um tropeço do Corinthians. Para igualar o número de vitórias (17) e pontos. Tendo que descontar a diferença no saldo (13 para 11) para assumir a liderança mesmo empatado em pontos. Em relação ao Vasco um tropeço dos Cruzmaltinos colocariam o fogão na frente independente da pontuação já que possui mais gols e vitórias, melhor ainda se essa vitória for no confronto da 34ª entre as duas equipes, jogo de seis pontos.

O Bota ainda precisa ainda que o Flu empate pelo menos um de seus jogos ou vencê-lo no 
confronto direto. O Bota encara: Vasco (fora), América-MG (Fora), Inter (casa), Atlético-MG (fora) e Fluminense (casa).

Além de enfrentar dois times na briga contra o rebaixamento, tem ainda dois adversários diretos na briga pelo título e um pela vaga na Libertadores. Para isso porém, precisa melhorar 
um pouco o retrospecto. Nos últimos cinco jogos foram 3 vitórias e 2 derrotas, somando 9 pontos. Uma dessas vitórias em jogo importantíssimo contra o Corinthians.  

É isso. Façam suas análises. Como imaginam os confrontos que cada time terá? Quem tem mais chances? O caminho mais fácil? O mais difícil? Quem terá menos viagens e desgastes? quem está psicologicamente mais forte para a disputa? Agora é com vocês?

Abs,
Vinícius Ferreira





_________________________________________________________________________________________________