terça-feira, 29 de novembro de 2011

Kimi Raikkonen e mais um... Quem paga mais?




Kimi Raikkonen está de volta à Fórmula-1 para correr pela Lotus-Renault. O homem de gelo está de volta!? E daí? Não acho nada excepcional. Não esperem que ele  volte pilotando em alto nível. Schumacher que era um piloto muito melhor que o Finlandês ficou dois anos fora e quando voltou estava irreconhecível, toma uma surra do companheiro de equipe e faz uma barbeiragem atrás da outra.

A volta do campeão de 2007 mexe muito mais com a dança das cadeiras de 2012 do que com o espetáculo em si. Com o anuncio desta terça-feira (29), apenas uma vaga fica em aberto na Lotus-Renault. O finlandês de 32 anos vai correr pela escuderia francesa nos próximos dois anos. Assim, o brasileiro bruno Senna terá de disputar a vaga com Vitaly Petrov, Romain Grosjean. Ainda assim uma vaga que não deve durar uma temporada inteira, já que o retorno de Kubica ao posto de de titular é certo, caso ele se recupere da lesão causada pelo acidente. 

A esperança para qualquer um dos três é torcer pela desgraça alheia. Ou a não recuperação de Kubica ou um desempenho tão pífio de Raikkonen, que obrigue a equipe a rescindir o contrato com o Finlandês (assim como aconteceu com Heidfeld esse ano).

Senna

As chances do brasileiro se fiam em bases muito frágeis. É certo que a equipe gostou do trabalho do brasileiro e vê talento em Bruno. Além disso, tem a reedição da combinação Senna+Lotus, o que é um marketing muito interessante. Mas, no círculo da F1, se você não é grande e ganha as corridas, precisa de verba para pagar as contas. E, infelizmente, mais da metade das vagas na F1 dão lugar ao dinheiro e não ao talento. A menos que Bruno consiga um patrocinador forte, que invista pesado no piloto, as chances são pequenas.

Petrov

Se o negócio é dinheiro, Petrov é quem corre na frente. O piloto russo tem um forte patrocínio de seu país. E não há dúvida de que esse foi seu passaporte para a F1, afinal, tomar surra de Bruno Senna, um piloto novato, que entrou no meio da temporada, é vergonhoso. Mas se ficar com a vaga vai ser apenas pela grana.

Grosjean

Esse conta com a nacionalidade francesa e um possível interesse da montadora em ver um francês de volta ao cockpit de um F1. Mas, se fosse o caso, não teriam feito a promoção do Bruno no meio do ano. Então aco remota a possibilidade. Claro que o dinheiro (sempre ele na questão) pode decidir a questão.

Kubica

Esse tem vaga certa. O único que volta pelo talento. Claro que uma aposta em Bruno (sem um patrocinador milionário) também seria uma aposta no talento. 

Indiretamente quem se deu bem com a disputa foi o outro Brasileiro: Rubens Barrichello. Ele tinha a vaga na Willians incerta (e ainda tem), mas a coisa ficou um pouco melhor. Dinheiro a Willians já tem, este vem de Pastor Maldonado, bancado pela estatal Venezuelana PDVSA. É óbvio que esse é o único motivo de um piloto tão medíocre estar na F1. Então o que falta? Mais dinheiro. A Willians quer voltar a ser grande, mas ainda precisa de verba para isso. Trazer Raikkonen podia atrair um bom patrocínio. O trunfo de Rubinho é a experiência (isso Raikkonen também traria à equipe junto com o dinheiro). 

Quem ainda pode ameaçar a vigésima temporada de Barrichello seria Adrian Sutil (o que acho improvável, a menos que tenha muita grana envolvida). Piloto por piloto sou mais o Rubinho (não tem comparação). Outro ameaça agora poderia ser Bruno Senna. Caso não consiga a vaga na Lotus, um bom patrocínio aliado ao talento que já demonstrou seriam boas credenciais (Além de mais um uso de marketing do nome Senna, novamente Senna+Willians).  

Seis campeões na mesma temporada

Com o retorno de Raikkonen, o Mundial de Fórmula-1 terá pela primeira vez na história seis campeões no grid. Além do finlandês, estarão na pista, o heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes), os bicampeões Fernando Alonso (Ferrari) e Sebastian Vettel (RBR) e os campeões Lewis Hamilton (McLaren) e Jenson Button (McLaren).

Abs,
Vinícius Ferreira



_________________________________________________________________________________________________