quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Brasil x Alemanhã: Velhos rivais renovados


Nesta quarta-feira (10), a cidade de Stuttgart recebe um jogaço. Tanto Alemanha quanto Brasil estão em processo de renovação, mas os garotos germânicos parecem um pouco mais maduros para jogar pela seleção nacional. A experiência vem desde o vice-campeonato na Euro 2008 e passando pela 3ª colocação na última Copa do Mundo – e, diga-se de passagem, jogando um futebol bonito e convincente. Os brasileiros, como Neymar, Ganso e Lucas, principais estrelas, ainda não se “acostumaram” com o peso da camisa amarela.
Independente disso, vai ser um belo jogo. Os alemães são técnicos, rápidos e gostam de atuar contra times que saem para o jogo. Lembram das partidas contra Inglaterra e Argentina no Mundial da África do Sul? Então. E o Brasil, claro, não vai jogar recuado. Esse é o ingrediente fundamental para um duelo franco e com gols.
Quando: 10/08/2011, quarta-feira


Onde: Mercedes Benz Arena, em Stuttgart (ALE)
Porque: Amistoso
Horário: 15h45 (de Brasília)
Na TV: Globo e Sportv, ao vivo
Para o jogo, a Alemanha não terá o seu maestro, Mesut Özil. O meia está em pré-temporada com o Real Madrid e, assim como khedira, não foram convocados. Toni Kroos deve jogar na função de volante, com Mario Götze mais avançado. Se Joachim Löw preferir um time mais defensivo, ele tira Götze e coloca Simon Rolfes.
Na defesa, sem Mertesacker, Höwedes é o que sai na frente para formar dupla de zaga com Mats Hummels. Na direita, o capitão Philipp Lahm, com Holger Badstuber atuando na esquerda. E é ai que mora o perigo para a Nationalelf. Se Neymar resolver cair pelo lado de Badstuber, as chances de um desastre em casa são enormes para a Alemanha. O jogador não é titular nem do Bayern e, há tempos, vem mostrando um futebol de regular para fraco.
O time alemão deve ser esse: Neuer, Lahm, Höwedes, Hummels e Badstuber; Schweinsteiger, Kroos e Götze; Thomas Müller, Podolski e Mario Gomez.
Palpite? Acredito em um empate por 2 a 2. Ah, e Cacau, que entrará na partida, fara um dos gols.

Histórico


Tradicionalmente, a Alemanha é freguesa do Brasil. Nos 20 jogos disputados até hoje, foram apenastrês vitórias germânicas, com cinco empates e 12 vitórias brasileiras. A Nationalelf marcou 21 gols e sofreu 37. Veja abaixo alguns confrontos em destaque:

Michael Ballack esteve em campo no último jogo, em 2005
Primeiro jogo
05/05/1963 – Amistoso
Alemanha 1 x 2 Brasil, em Hamburgo
Último jogo
25/06/2005 – Semifinal da Copa das Confederações
Alemanha 2 x 3 Brasil, em Nuremberg
Jogo com maior número de gols
10/06/1993 – US Cup
Alemanha 3 x 3 Brasil, em Washington (EUA)
Maior vitória alemã
12/03/1986 – Amistoso
Alemanha 2 x 0 Brasil, em Frankfurt
Maior vitória brasileira
24/07/1999 – 1ª fase da Copa das Confederações
Alemanha 0 x 4 Brasil, em Guadalajara (MEX)