quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Kaká mais perto de Manchester



Saiu no site do Manchester United hoje:

"Jose Mourinho has stressed that Real Madrid have not received any offers for Kaka, despite speculation in some quarters over the weekend regarding loan interest from United. "Kaka's situation is completely different [to Nuri Sahin's]," said the Real boss. "We have no official request for Kaka."

Ao que parece tem negociação oficial em andamento entre o time inglês e o espanhol. Outro fator que reforça essa possível saída é o fato (segundo o jornal "Marca" de que Kaká não teria sido relacionado para o jogo contra o Barcelona pela supercopa que acontece hoje (23). Teria sido uma 'decisão técnica' de José Mourinho. O rumor da saída de Kaká do Real Madrid é antigo. Apesar do alto investimento do Real, desde que chegou à Madrid, Kaká teve uma série de lesões que impediram uma boa sequência na capital espanhola. O brasileiro até chegou a ensaiar uma recuperação, mas sem o mesmo sucesso do Milan.


O resultado foi a perda de espaço na equipe principal e o nome ventilado fora do clube Merengue. Aparentemente o Milan era o caminho mais óbvio, mas a falta de grana do time de Berluscone já empacou o retorno do meia.

Para o Madrid, se dar ao luxo de ter um jogador como Kaká (com o salário que ele recebe) no banco é extravagancia demais e parece que Mourinho também pensa assim. Não parece ser segredo que o Real quer se livrar de Kaká (por mais que o brasileiro sempre tenha disfarçado) o problema é que o time espanhol quer minimizar o prejuízo. 

Kaká custou quase 100 milhões de reais e é óbvio que, mais velho e menos produtivo, ele vale menos hoje. Mas vale à pena investir 23 milhões de Libras em kaká (uns 72 milhões de reais)?

Depende. O brasileiro (diferente de outros conterrâneos) não está nessa por vagabundagem, cachaça ou desinteresse pelo futebol. Kaká sempre foi um atleta esforçado e responsável e parece não ter perdido a linha. O problema é que o real Madrid tem outros nomes de peso na disputa pelo espaço no meio e sem sequencia e recém recuperado de lesão Kaká não teve chance de recuperar o espaço na disputa com nomes como Ozil e Di Maria.

Ir para o Milan seria uma boa alternativa, principalmente agora com a saída de Ibra, o que deixaria o setor do campo ocupado por Kaká carente. Lá ele teria espaço no time titular além da recepção de um time que ajudou a levantar várias taças em sua passagem por Milão. O problema é que o Milan não tem grana.

Das outras opções que surgiram a que parece ser mais interessante é a do Time de Manchester. Primeira porque o Manchester United é um time gigante e constante nas disputas do Inglês e da Champions, segundo que carece de meias com a qualidade de Kaká o que daria mais espaço para o meia em Old Tradford do que no Santiago Bernabeu e terceiro porque (por mais que tenha a sombra de Kagawa, Nani e Valência na meia direita) Kaká entraria numa equipe acostumada com um grande rodízio de jogadores. Fergunson costuma alternar a equipe.

No United Kaká também encontraria mais paciência do que em Madrid, vide o exemplo de nomes como Owen e Hargreaves... mesmo alguns deles nunca tendo voltado à forma ideal, o time do Red Devil teve muita paciência e os manteve no elenco o máximo possível.

Além do mais, quais são as outras opções? Voltar ao São Paulo, ir para os Estados Unidos, China ou oriente Médio? Isso seria decretar o fim da carreira de alto nível e jogar como veterano quase aposentado. Kaká ainda tem lenha para queima e ainda não está na hora de voltar. Diferente de casos como Juninho e Deco.

_________________________________________________________________________________________________