sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Carros da F1 podem virar "caças" após acidente que vitimou de Wheldon na F-Indy



Após o acidente que vitimou o britânico Dan Wheldon, a Federação Internacional de Automobilismo (Fia) voltou a discutir a possibilidade de um cockpit coberto. Em maio deste ano um teste foi comandado pela entidade, com supervisão do presidente Jean Todt. Esse teste foi motivado pelo incidente com Massa, que atingido por uma peça (uma mola que soltou do carro de Barrichello, no GP da Hungria, em 2009), teve ferimento grave na cabeça e correu risco de vida (na foto acima está um protótipo desenhado por Adrian Newey).

Massa é atingido por uma mola que se desprendeu do carro de Barrichello no GP da Hungria, em 2009.

A proteção discutida na F1 é baseada na mesma tecnologia utilizada nos caças, que se saiu melhor do que a tentativa de usar uma cobertura de policarbonato simples. abaixo o vídeo do teste realizado em maio.




O "canopy", como é conhecida na aeronáutica, a cobertura do cockpit dos caças, ainda é uma discussão polêmica na categoria.                                                                                                                                                                                                                Dificuldades como alegam a dificuldade de retirar a cobertura em um eventual resgate dos pilotos, a condensação do ar interno (que poderia embaçar a cobertura) e o reflexo do sol como empecilhos para o novo acessório.

Mas se driblar todas essas discussões e for realmente implementado, não pensem que o acessório é novidade na categoria. Pesquisando, acabei encontrando a foto do carro da Brabham de 1967. O BT-19, que deu o título de pilotos ao neozelândes Denny Hulme naquele ano, foi pilotado em um teste (na foto ao lado) por Jack Brabham (em Monza). Ele contava com o acessório, que acabou não vingando.

Adotar o cockpit coberto seria uma medida inteligente. A 300km/h uma pedrinha atingindo um capacete é como se fosse um tiro à queima roupa, imagina uma mola de 1kg (que atingiu Massa na Hungria) ou um Pneu de quase 20kg (que atingiu Senna em Ímola). 


Abs,
Vinícius Ferreira

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