sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Luxa completa um ano no comando do Flamengo





Há exatamente um ano, o "profexô" Vanderlei Luxemburgo assumia pela terceira vez o posto de técnico do Flamengo com o desafio de afastar o time da temida zona de rebaixamento e retomar o próprio prestígio profissional de outrora, já que vinha de um período conturbado no Atlético Mineiro. Desde o dia 7 de outubro de 2010, quando enfrentou o Atlético Goianiense pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, já foram 67 jogos com 32 vitórias, 26 empates e 9 derrotas. O aproveitamento é de 60,7%. No entanto ele já soma 165 jogos pelo clube, tendo outras duas passagens pela Gávea: 1991 (52 jogos) e 1995 (46 jogos).

O último treinador a completar um ano no comando do rubro-negro havia sido Ney Franco, que esteve lá entre 24 de maio de 2006 e 29 de julho de 2007. Foram 75 jogos nesse período, sendo um deles com o seu auxiliar Moacir Pereira. O último a estar à frente do Flamengo durante um Campeonato Brasileiro inteiro, o que Luxemburgo está bem próximo de repetir, foi Caio Júnior, hoje no rival Botafogo. Isso foi em 2008. No entanto, para buscar o último técnico que esteve um ano inteiro na Gávea é preciso ir um pouco mais longe.

Em meio a alta ebulição política e técnica do clube, com pressão por grandes resultados sempre, é difícil se manter por muito tempo no posto. Até Vanderlei já sofreu com críticas, principalmente pelos 10 jogos sem vencer neste Brasileiro. Foi em 1996, ainda com jogadores como Ronaldão, Mancuso e Djair no time, além dos craques Sávio e Romário é que Joel Santana se manteve firme por 79 jogos, entre 20 de janeiro e 24 de novembro, quando se despediu do Campeonato Brasileiro. Dois jogos do time nesse ano, válidos pelo Troféu Naranja da Espanha, foram comandados por Valinhos, então auxiliar de Joel.     

Leonni Pissurno

_________________________________________________________________________________________________