sábado, 8 de outubro de 2011

Quem pára Vettel?






O jovem Alemão, que ainda tem 23 anos, está cada vez melhor, cada vez mais completo, como piloto. Vettel está mais rápido, mais consistente, mais simpático e cada vez mais distantes dos rivais, correndo praticamente sozinho. E impressiona a capacidade desse alemão que certamente (a menos que Button vença e ele fique em em décimo, combinação pouquíssimo provável) vai se sagrar o mais jovem bicampeão da F1, na madrugada deste domingo (9). A corrida do Japão (palco que coroou tantos outros campeões antes de Vettel, entre eles Senna) acontece às 3h (Brasília).

Não dá para atribuir o título de Vettel apenas à qualidade RB7, ao projeto de Adrian Newey. É um ignorante quem pensa dessa forma. O carro que o atual campeão tem nas mãos, sem dúvida é excelente e não se vence o campeonato de F1 sem um carro bom. Quando aconteceu o contrário? Schumacher só venceu os campeonatos em que tinha o melhor carro. Senna? idem.

Vettel já impressionou quando conquistou sua primeira vitória na F1 (em 14 de setembro de 2008) pilotando uma Toro Rosso (esse sim um carro não tão bom) e no tradicional GP de Monza, Itália. E depois só foi evoluindo mais. Ascendeu à escuderia principal da Red Bull e não fez feio. No ano seguinte, substituindo o aposentado Coultard conquistou o segundo triunfo na China e ainda terminou ano como vice-campeão. Ficando atrás de Button apenas. Ainda assim, já naquele ano, em eleição feita pela "Autoesporte", com chefes de equipe e gente do meio da F1, foi eleito o piloto do ano (mesmo no ano do título de Button, que foi arrasador na primeira metade do campeonato com a estreante Brawn).

Se 2009 foi ano de dizer "eu não estou aqui por acaso", "sou bom", 2010 foi o ano da afirmação de Vettel. Não apenas pelo título, mas pelo amadurecimento. Ele levou o caneco, mesmo oscilando demais durante a temporada e veno o veterano e experiente companheiro (Webber) na frente em várias corridas. Ele errou muito, mas cresceu na reta final e faturou o título com 5 vitórias e um total de 10 pódios.

Mas é neste ano, que ele está mostrando que virou gente grande. Vettel impressiona. se no ano passado Webber ainda fez frente, esse ano foi colocado no chinelo pelo alemão. O RB7 é um carro mais equilibrado e completo que os demais, fato. No entando, o que explica a diferença entre Vettel e Webber? Enquanto Webber, que ainda protagoniza disputa contra os rivais, Vettel sobra na frente, sem adversários.

A tarefa de fazer voltas rápidas (flying laps) nos treinos classificatórios já com o cronômetro zerado uma arte. Ayrton Senna era um mestre neste quesito, quase sempre desbancando seus principais adversários se usando deste artifício. Não à toa, o brasileiro marcou 65 poles na carreira. Só que, a julgar pelas temporadas 2009, 2010 e 2011, Sebastian Vettel pintou como um herdeiro à altura do tricampeão da Fórmula 1 neste aspecto. É impressionante a facilidade que o alemão da RBR tem para fazer mágica em condições adversas, sem perder a calma ou demonstrar nervosismo. Foi o caso neste sábado, em Suzuka.

Vettel já tem 35,53% de aproveitamento de poles na carreira (27 em 76 GPs – disputará o 77º neste domingo). Senna tem 40,37% (65 em 161 GPs). Neste sábado, a McLaren de Lewis Hamilton passou todo o treino classificatório para o GP do Japão na primeira posição. Até o minuto final. O alemão da RBR entrou na pista determinado a tirar a pole do inglês. Com uma volta perfeita, sem erros, o líder do campeonato conseguiu. Com 1m30s466, ele superou Jenson Button, também da equipe inglesa, por apenas NOVE milésimos. Ah, e Hamilton? Este demorou muito a abrir uma volta no fim e não conseguiu sua última tentativa. Acabou ficando apenas em terceiro, com cara de pouquíssimos amigos e mais uma encrenca, desta vez com Schumacher.

Mais alguns números interessantes: foi a 12ª pole em 2011 (a RBR tem todas as 15) e a 27ª da carreira. Ele está a apenas duas de igualar a marca de 14 em uma temporada, maior da história da Fórmula 1, estabelecida pelo “Leão” Nigel Mansell na temporada 1992 com a Williams. Marcas impressionantes. Para a corrida deste domingo, ele precisa apenas de um ponto. Ou seja, uma décima posição. Com o maior aproveitamento de pontos da categoria, alguém duvida que isso vai acontecer em Suzuka?




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