segunda-feira, 5 de novembro de 2012

34ª rodada do Brasileirão: Flu e Bota empatam, Vasco perde e apenas o Fla vence




Na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro 2012 apenas o Flamengo venceu seu confronto no sábado (3) contra o Figueirense. O Fluminense que encarou o São Paulo no Morumbi ficou no empate, assim como o Botafogo que teve pela frente o desesperado Palmeiras. O Vasco, pela sexta vez consecutiva, perdeu. 

Flamengo



No sábado o rubro-negro carioca praticamente assegurou a permanência na elite do futebol brasileiro e já pode começar a planejar um 2013 mais tranquilo do que o turbulento ano de 2012. O time comandado por Dorival Júnior suou, sofreu, mas conseguiu bater o Figueirense com gol de Ernane. O Fla que agora soma 44 pontos, está com 8 na frente do Sport, que em quatro jogos ainda pode somar 12, mas, dado o retrospecto do rubro-negro pernambucano, fica difícil acreditar que ele vença todos os compromissos restantes e que o Fla não consiga somar os quatro pontos restantes para estar matematicamente garantido.

O próximo desafio do Flamengo é o Nautico, que vem de vitória sobre o Internacional por 3 x 0. O jogo é na casa deles (Aflitos), no domingo (11), e não deve ser fácil para o Fla.

Fluminense


O tricolor carioca encarou neste domingo (4) o paulista. O jogo foi marcado pelo respeito excessivo das duas equipes, que pouco se arriscaram no primeiro tempo. A partida só foi ficando mais interessante na medida que as duas equipes iam medindo as forças do adversário e começando a arriscar jogadas mais insinuantes no ataque. No segundo tempo. Logo no início do jogo, Gum recuou mal a bola para Cavallieri. Luis Fabiano interceptou o passe, passou por Cavallieri e chutou para o gol vazio. 

O mérito do Fluminense foi ter partido para cima do São Paulo logo após sofrer o gol. O time das Laranjeiras pressioava, mas Rogério Ceni salvava o São Paulo. Foi novamente em uma falha de zagueiro que o Flu acabou igualando o placar. Rafael Toloi, aos 18 minutos, tentou cercar a bola na linha de fundo. Deu mole. Samuel roubou a bola e passou para Fred reassumir a artilharia isolada.

O Flu ainda teve chance de virar, mas Ceni não permitiu. O são Paulo que recuou após abrir o marcador, só foi ameaçar o Flu ao 46 do segundo tempo. Mas Diego Cavalieri garantiu o único pontinho que o Flu levou para casa.

O empate foi ruim? Seria, se o Atlético não tivesse sido batido pelo Cortiba por 1 a 0 (gol de Deivid). Assim o Flu ampliou a diferença para 9 pontos (são 12 pontos ainda em jogo). Se o Flu vencer no próximo domingo (11) o Palmeiras e o Atlético sofrer nova derrota já será tetracampeão brasileiro.

Botafogo


O Botafogo não teve em campo o craque Seedorf, diante do desesperado Palmeiras fora de casa. Mas Lodeiro e Elkeson garantiram um valioso ponto que manté o Fogão vivo na briga por uma vaga na Libertadores da América. Barcos tentou salvar o Palmeiras de um fim que será trágico. 2 a 2.

O jogo foi emocionante. As duas equipes precisavam desesperadamente da vitória. O Botafogo por que queria descontar a diferença para o São Paulo no G4. O Palmeiras lutando contra um rebaixamento que parece certo.

O jogo foi aberto o tempo inteiro. O Palmeiras partiu para cima desde o início, com o Botafogo tentando puxar os contra-ataques. Dessa maneira abriu o placar aos 21, com Lodeiro, que aproveitou o próprio rebote da trave e cabeceou para o fundo das redes. Pouco depois, Barcos, o carrasco alvinegro, empatou a partida.

No segundo tempo, o Palmeiras continuou com tudo em cima, mas foi novamente o Botafogo quem ficou à frente do marcador. Lodeiro ganhou dividida na esquerda e cruzou na cabeça de Elkeson. A pressão do Palmeiras em busca do empate era insuportável e não podia dar outro resultado: Barcos, aos 45, recebeu na área, matou no peito, girou e fuzilou no ângulou de Jefferson, que não pode fazer, decretando números finais ao jogo.

Se o Botafogo não descontou a diferença para o São Paulo, que também mpatou, ao menos ultrapassou o Inter e se distanciou do Vasco. O time de Oswaldo de Oliveira tem pela frente agora a Portuguesa, que perdeu para o Bahia em casa. O jogo acontece no sábado (10), no Engenhão.

Vasco


A situação do time da Colina, que poderia ser muito mais honrosa nesta altura do campeonato, está deplorável. o time cruzmaltino sofreu a sexta derrota consecutiva e parece estar jogando só para cumprir tabela.

Neste domingo, Juninho e Cia enfrentaram o Sport, em São Januário. O time carioca jogou mal mais uma vez e foi derrotado por 3 a 0 pela equipe pernambucana. Os gols foram marcados por Felipe Azevedo, Hugo e Henrique. Com a derrota, o Gigante da Colina segue com 50 pontos na tabela do Brasileirão.

O Vasco iniciou o primeiro tempo imprimindo um bom ritmo de jogo, como consequência chegava com facilidade na área do Sport. Porém, no decorrer da partida o time pernambucano conseguiu se encontrar no jogo e passou a pressionar a equipe cruzmaltina. Aos 37 minutos, Auremir tentou jogada individual, perdeu a bola e abre espaço para o contra-ataque rubro-negro. Hugo aproveitou o vacilo e lançou Felipe Azevedo, que invade a área vascaína e abriu o placar. 

Na volta para a segunda etapa, pouca coisa mudou na equipe. O técnico Marcelo Oliveira colocou Felipe no lugar de William Matheus. A equipe estava desorganizada em campo e não conseguiu levar perigo ao gol do Sport. Aos 7 minutos, Hugo aumentou para equipe pernambucana. No final partida, mais um gol do Leão da Ilha, Henrique que havia acabado de entrar sacramentou a derrota vascaina.

Na próxima rodada, no domingo (11), o Vasco enfrenta o Atético-MG, äs 17h, em São Januário.



_________________________________________________________________________________________________