sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Decisão do Estadual de Futsal começa neste sábado

Time se prepara para o primeiro confronto decisivo do Estadual 2012. / Foto: Alexandre Carius


No dia em que completa 11 anos de fundação, neste sábado (1), o Poker/PEC enfrenta o Botafogo, ao meio-dia, no Ginásio do Tio Sam, em Niterói, na primeira partida das finais do Campeonato Estadual Adulto de Futsal. O canal Sportv/Globosat transmite ao vivo.

A segunda partida da decisão será no sábado (8), às 10 horas, no Ginásio da UCP, no Bingen, em Petrópolis. O clube serrano briga pelo quinto título estadual de sua História e o primeiro foi conquistado há dez anos, diante do mesmo Botafogo. 

Dando provas de que a superação é a base pra tudo na vida, os petropolitanos chegam a mais uma final de campeonato lutando contra algumas adversidades e muitas dificuldades com que se depararam desde o início da temporada. Mas dentre tantas figuras importantes nesse início de virada, duas são diretamente responsáveis por essa chegada à final do Estadual: o técnico Paulo Mussalem e seu auxiliar, Cupim.

Time petropolitano precisa conquistar um bom placar na
primeira partida para decidir em casa na próxima semana.
/ Foto: Alexandre Carius
A fala mansa e pausada. Olho no olho com todos a quem se dirige. Conhecimento de causa, disciplina e respeito. Assim é Paulo Mussalem, que assumiu o comando do Poker/PEC num momento um tanto conturbado. Ele manteve a calma e a coerência já conhecidas e que o levaram a diversos títulos nacionais e internacionais:

– Fui muito bem recebido por jogadores e comissão técnica. Foi uma reação acima do esperado, já que sempre nos encontrávamos como adversários – lembra.

Nessa sintonia entrou o "duo" com Cupim, que passou de jogador a treinador rapidamente. Segundo Mussalem, um ponto positivo nesse trabalho:

– Treinei o Cupim e ele sempre demonstrou simplicidade, lealdade e cumplicidade. Em todos os momentos foi um cara digno, desprovido de qualquer vaidade pessoal, sempre em prol do grupo – arremata o comandante.

E depois de anos jogando futsal, são 17 meses contados no dia a dia de Cupim como treinador de futsal. De dentro de quadra, passou para o comando do Poker/PEC, dirigindo craques como Vander Carioca e Lenísio. Segurou a barra da desclassificação na Liga Futsal, uniu o grupo, acreditou na garotada e na força da renovação:

Mussalém vê time mais forte e renovado após a eliminação na Liga Futsal. / Foto: Alexandre Carius

– O mais importante foi conseguir uma resposta positiva do grupo dentro de quadra. E ainda mais importante é ver esse profissional competente, campeoníssimo como o Paulo (Mussalem), motivado e elevando o moral do grupo. O cara nunca desanima, além de cada momento ser uma aula. Ele sabe tudo – complementa Cupim.

Sobre este primeiro confronto contra os alvinegros, Mussalem não vê favorito:

– Vai ser um jogo igual para as duas equipes. Jogamos duas ou três vezes contra eles e não houve supremacia de um ou outro. É uma final justa entre os times que fizeram as melhores campanhas.

_________________________________________________________________________________________________