terça-feira, 25 de setembro de 2012

Jornal diz que Ferrari renova com Massa para 2013

Massa ainda não renovou o contrato que termina no final de 2012.









De acordo com o jornal "Blick" da Suiça, o bom desempenho de Massa nas últimas provas teria assegurado a vaga do brasileiro pelo menos por mais um ano. O jornalista Roger Benoit, veterano na cobertura da F1, garante que Massa seguirá na escuderia... hummm quem é a fonte?

Bem, a Ferrari ainda não confirma nada e trata o caso como assunto interno e diz que só se pronuncia sobre o assunto "quando tiver algo para dizer" (frase é de Stefano Domenicalli). 

E a Ferrari não tem porque se pronunciar. A imprensa que especule o quanto quiser. O fato é que não há peças disponíveis no mercado com tanta qualidade assim. Dos nomes ventilados para a escuderia nenhum pareceu realmente ser uma troca vantajosa. Perez? Inexperiente ainda, é muito cedo; Heikki Kovalainen? medíocre demais. Com ele a Ferrari teria apenas um piloto de ponta (Alonso) Kovalainen seira nulo. As demais equipes tem duplas fortes (Hamilton/Button e Vettel/Webber), seria suicídio em termos de campeonatos de construtores. 

É verdade que desde que disputou o título em 2008 Felipe não foi mais o mesmo. Mas as críticas que caem sobre ele são pesadas demais e muitas injustas na maioria das vezes. Alguns fatores devem ser levados em consideração antes de bombardear Felipe:

Torcedor brasileiro tem memória curta e transforma fácil um ídolo
em alvo de críticas nem sempre justas.
1 - Desde que Felipe disputou o título em 2008 (contra Hamilton) a Ferrari não voltou a fazer um carro bom. Só esse ano que tem um carro competitivo, mas nada excepcional;

2 - Felipe sofreu um acidente grave em 2009, ficou meia temporada parado e ainda precisou se recuperar (alguns dizem que não se recuperou por completo (duvido);

3 - Alonso é um piloto muito acima da média e não seria fácil batê-lo mesmo estando em grande momento;

4 - Felipe sofreu para se adaptar aos pneus Pirelli. E até hoje ainda sofre para poupá-los (tarefa que Button faz com maestria). A perda de aderência do carro da Ferrari prejudicou diretamente o estilo de pilotagem de Massa. Se Alonso é um piloto mais técnico, Massa é mais agressivo, exige mais do carro, poupa menos, força mais, freia dentro das curvas. Ele precisa de um carro que favoreça seu estilo de pilotagem, um carro mais equilibrado em que ele tenha apenas que sentar e tirar o máximo do carro sem tentar compensar as deficiências do mesmo;

5 - O carro da Ferrari não é tão equilibrado como o carro da McLaren (por exemplo), ou mesmo o da Red Bull. Não se esqueça que o carro é "um mutante", começou uma porcaria este ano e foi virando um Frankenstein de pacotes aerodinâmicos até se tornar competitivo. Apesar de visivelmente melhor que nos últimos anos, ainda não é tão equilibrado. Alonso lida bem com adaptar seu estilo as dificuldades do carro (ele é gênio), Felipe não. o brasileiro tem sofrido mais para encontrar o acerto ideal. Mas, quando o faz, anda tão rápido quanto Alonso. Na prova de Cingapura, Massa chegou a virar voltas mais rápidas que o líder da prova Hamilton;
Pressão é monstruosa em cima de Massa e resultados não vem.

6 - Existe toda uma pressão psicológica. Se ponha no lugar de Felipe. Você está na maior equipe da história do automobilismo mundial, com os torcedores mais fanáticos. Você chega muito perto de ser campeão. Aumentam as expectativas em cima de você. Deixa de ser o xodó do heptacampeão do mundo, da equipe, e passa a sero responsável por continuar trazendo glórias ao time. Em seguida, sofre um acidente que quase o mata, volta e, além de ter de se recuperar, tem um companheiro de equipe muito bom como referência (bi campeão do mundo). O carro é uma merda (2009, 2010 e 2011). Além disso, você não consegue adequar seu estilo de pilotagem com a porcaria do carro e vê seu companheiro se sair melhor. A torcida do teu país que antes te adorava agora te bombardeia de críticas. Cada semana você vê um nome novo ser ventilado para te substituir. Teu contrato ainda não foi renovado e a equipe deixa claro que se não tiver resultados convincentes não tem vaga. Quem conseguiria lidar com isso bem? É claro que só depende de Massa, mas não é fácil sair dessa, desse ciclo.

Massa é um grande piloto. Se tiver um carro bom nas mãos e confiança, os resultados virão. Com essa receita ele é capaz de bater até mesmo Alonso e Hamilton nas pistas, como fez em 2008. E tudo isso a Ferrari já sabe. E sabe também que não tem opção disponível melhor no mercado por hora. O que me parece é que a demorar para renovar seja uma tentaiva de tirar Massa desse ciclo, de pressioná-lo mais para que ele volte a render como antes. Mas, para isso, ela precisa contribuir mais dando um carro decente ao piloto.

Abs,
Vinícius Ferreira  


_________________________________________________________________________________________________