quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Petropolitano Rafael tem participação decisiva na vitória do Manchester United

Rafael sofre pênalti, mas Nani desperdiça cobrança (Foto: Reuters)
O jogo entre Manchester United e Galatasaray, realizado no Old Tradford, na Inglaterra, válido pela primeira rodada da fase de grupos da Champions League não foi a atuação mais convincente dos Diabos Vermelhos de Manchester, mas deu para o gasto. Mesmo sem brilhar, a equipe comandada pelo lendário Sir Alex Fergunson soube aproveitar a fragilidade da equipe turca e construir o placar necessário para somar os três pontos e começar a Liga com o pé direito, tentando ainda apagar o vexame da última edição em que foi eliminada na primeira fase.

Em campo os brasileiros Cris e Felipe Melo (pelo Galatasaray) e Rafael pelo Red Devils. Se Felipe Melo esteve apagado em campo e Cris nada pode fazer no gol sofrido pelo time turco, o petropolitano Rafael foi protagonista do lance que teria ampliado a vantagem dos donos da casa. logo aos seis minutos do segundo tempo, quando o Manchester já vencia por 1 a 0 (graças ao gol marcado por Carrick no primeiro tempo), o lateral-direito invadiu a área e foi derrubado pelos defensores turcos. Pênalti marcado e desperdiçado pelo português Nani, que tentou uma paradinha e viu a bola parar mesmo nas mãos do bom goleiro uruguaio Muslera (que aliás salvou o time em diversas ocasiões).

Não foi só o goleiro uruguaio que teve que trabalhar no jogo. Com um Manchester pouco criativo e insistindo demais nos cruzamentos (sem sucesso), o Galatasaray cresceu no jogo e não fosse a incompetência no passe final e as excelentes defesas do espanhol De Gea (quando a bola passava da defesa) teria igualado o marcador.

A equipe de Alex Fergunson carece de criatividade na armação. Kagawa (o Messi japonês) foi uma boa aquisição, não por acaso foi dele a assistência para o gol de Carrick. Van Pirsie ainda participou da mesma jogada, mas Nani e Valência estiveram abaixo das expectativas. Se quiser apagar o vexame da última edição, o time inglês terá de jogar mais bola do que jogou hoje.

Bem, me alonguei demais na partida do United porque foi a que tive oportunidade de assistir e porque tinha um petropolitano em campo. Confiram como foram os outros jogos:

Grupo E

Oscar brilha faz dois gols, mas Juve reage e iguala o placar (Foto: Reuters)
Um dos grandes confrontos mais aguardados dessa primeira rodada aconteceu hoje (19) em Londres. O atual campeão Chelsea recebeu a Juventus, em busca de começar a campanha de defesa do título. Os britânicos começaram bem, na frente abrindo dois gols de vantagem, os dois gols marcados pelo camisa 10 da seleção brasileira Oscar. Mas a Juventus mostrou força e se recuperou chegando ao empate e quase a virada. Se o time inglês perdeu Drogba, parece que a chegada do meia brasileiro vai ajudar a suprir essa falta. 

No outro confronto do grupo, os ucranianos do Shakhtar Donetsk encararam o estreante Nordsjaelland. Recheados de brasileiros no elenco - Willian, Ilsinho, Fernandinho e Luiz Adriano foram titulares -, os ucranianos venceram com gols do armeno Mkhitaryan. Os meias Alex Teixeira e Douglas Costa entraram na etapa final.

Shakhtar Donetsk 2 X 0 Nordsjaelland
Chelsea 2 X 2 Juventus

Grupo F

De vilão a herói quatro meses depois.  Schweinsteiger marca na vitória do Bayer (Foto: Reuters)


O principal confronto do grupo F era entre o vice-campeão da última Champions, Bayer de Munique, e o Valência. Há exatos quatro meses, na Allianz Arena, o Bayern de Munique vivia um drama, ao perder para o Chelsea, em seu estádio, a decisão da Liga dos Campeões na disputa por pênaltis. Nesta quarta-feira, no mesmo palco, o clube alemão deu um bico no trauma e iniciou com o pé direito a sua caminhada na atual edição do torneio. E coube justamente a Schweinsteiger, um dos vilões da final por ter desperdiçado uma penalidade contra o time inglês, marcar um dos gols da vitória alemã por 2 a 1 sobre o Valencia, que contou com os brasileiros Jonas e Diego Alves entre os titulares. Toni Kross fez o segundo, enquanto Valdés descontou para os espanhóis. 

No outro confronto do grupo, o BATE Borisov, da Bielorrússia, venceu o Lile por 3 a 1 e lidera a chave pelo saldo de gols. Na próxima rodada, no dia 2 de outubro, o time alemão enfrenta o BATE, fora de casa. Já os espanhóis têm o Lille pela frente, no Estádio Mestalla.

Lille 1 X 3 BATE Borisov
B. Munique 2 X 1 Valência

Grupo G

Messi marca dois e resolve para o Barça que perdia o jogo (Foto: Reuters)

Um dos favoritos para conquista a Champions deste ano, afinal é o time que tem o melhor jogador do mundo, Messi, o Barcelona suou, mas venceu de virada o Spartak Moscou que foi aguerrido durante todo o jogo e deu trabalho ao time catalão que atuava em casa. Os russos chegaram a ficar na frente com dois gols brasileiros, um do ex-vascaíno Rômulo e o outro contra do lateral Daniel Alves. Mas de Messi veio a virada. Depois de Tello descontar a vantagem dos russos, Messe mostrou porque é o melhor do mundo e anotou dois gols. Placar final: Barça 3 x 2 Spartak Moscou.

A outra partida do grupo G não saiu do zero. Benfica e Celtic apenas empataram, sem balançar as redes.

Barcelona 3 X 2 Spartak Moscou
Celtic 0 X 0 Benfica

Grupo H

Além do Manchester United que foi burocrático e pouco criativo para bater o Galatasaray em casa por 1 a 0, jogaram também pelo grupo H o português Braga que foi surpreendido em casa pelo Cluj. O brasileiro Rafael Bastos, que já teve passagens por clubes como Bahia e Cruzeiro, foi o autor dos dois gols do Cluj, que agora lidera o grupo graças ao saldo de gols.

Manchester United 1 X 0 Galatasaray
Braga 0 X 2 Cluj



_________________________________________________________________________________________________