segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Vasco e Bota vencem, Flu empata e Mengão é goleado; confira como foi a 21ª rodada do Brasileirão





Vasco e Bota vencem, Flu empata e Mengão é goleado

O Fluminense visitou o Figueirense neste sábado (1º) e empatou em 2 a 2 com a equipe catarinense, gols de Digão e Rafael Sobis, com Aloisio e João Paulo marcando para o time da casa. Com o resultado, o Tricolor somou 44 pontos, mesma pontuação que o líder Atlético-MG, mas segue na segunda colocação do Campeonato Brasileiro por causa do número de vitórias. Em seu próximo desafio, o time das Laranjeiras enfrentará o Santos, no Engenhão, na próxima quinta-feira (6), às 21h.

O jogo

Válida pela segunda rodada do returno, a partida teve as equipes se apresentando bem no primeiro tempo, mas com o Fluminense melhor em campo, se movimentando por todas as áreas, trocando passes e finalizando constantemente. A equipe tricolor teve maior posse de bola e maior controle das ações, tomando a iniciativa do jogo. O gol não saiu por detalhes, já que oportunidades não faltaram. Em toda a etapa, Cavalieiri precisou trabalhar apenas duas vezes, fazendo defesas seguras, apesar de ter visto uma bola bater em sua trave aos 34 minutos. Nada que abalasse o bom desempenho tricolor em campo.

Aos 6 minutos, após uma cobrança de falta de Wagner, o Fluminense teve sua primeira chance de abrir o marcador. A bola passou na frente do atacante Samuel que estava muito próximo do goleiro Wilson, que sofreu seu primeiro susto. Wellington Nem foi um dos destaques do primeiro tempo ao se apresentar bem na maior parte das jogadas ofensivas do Tricolor. Na metade da etapa, o confronto ficou mais equilibrado, porém o Figueirense seguiu errando muitos passes. Aos 26 minutos, os guerreiros tiveram sua melhor oportunidade. Após Leandro Euzébio iniciar a jogada, Carlinhos recebeu sozinho na pequena área e, ao invés de bater, preferiu passar para Sobis, mas a bola passou por todos. Logo em seguida, Nem lançou uma bomba e Wilson precisou desviar para escanteio.

Com apenas 1 minuto do retorno do vestiário, o Fluzão abriu o placar com mais uma excelente jogada aérea. Wagner cobrou escanteio, Samuel desviou de cabeça e Digão completou mandando a bola direto para o gol. Três minutos mais tarde, os zagueiros tricolores foram responsáveis por mais uma jogada aérea que levou perigo ao gol adversário. O camisa 23 Rafael Sobis ainda ampliou a vantagem aos 7'. O lateral Bruno saiu do lado direito e encontrou Sobis na entrada da grande área. O atacante dominou e acertou chute certeiro no canto esquerdo do goleiro Wilson. Aos 22 minutos, Aloísio diminuiu de cabeça após a bola bater na trave e entrar: 2 a 1.

A equipe de Santa Catarina melhorou em campo e começou a pressionar o time das Laranjeiras. Aos 33 minutos Aloísio voltou a marcar, mas o árbitro assinalou o impedimento. Restando apenas poucos minutos para o fim do jogo, o zagueiro João Paulo, do Figueirense, cobrou falta no ângulo e igualou o placar em casa. O Fluminense não desistiu de buscar a liderança da competição. Nos acréscimos, Jean cobrou falta com categoria e a bola explodiu no travessão.

Figueirense 2 x 2 Fluminense

Local: Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Márcio Luiz Augusto (SP)
Cartões Amarelos: Edson (FIG); Leandro Euzébio (FLU)
Gols: Digão, aos 1'/2ºT (0-1); Rafael Sóbis, aos 7'/2ºT (0-2); Aloísio, aos 22'/2ºT (1-2); João Paulo, aos 41'/2ºT (2-2)

FIGUEIRENSE: Wilson, Elsinho, Edson, João Paulo e Hélder; Túlio, Jackson, Claudinei (Almir, aos 10'/2ºT) e Fernandes; Caio e Aloísio. Técnico: Márcio Goiano.

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Digão, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Jean e Wágner; Wellington Nem (Diguinho, aos 22'/2ºT), Rafael Sobis e Samuel. Técnico: Abel Braga.


Vascão vence, se mantém no G4 e ameniza a crise

O Vasco venceu a Portuguesa por 2 a 0, em São Januário e reencontrou o caminho das vitórias após cinco jogos. Com o resultado, o time cruzmaltino chega a 38 pontos e se garante no G4 pelo menos até a próxima rodada. Já a Lusa, com 25 pontos, está em 13º lugar no Brasileiro.

O primeiro tempo começou em ritmo lento, com as duas equipes se estudando. O Vasco tinha como sua principal arma os cruzamentos de Juninho Pernambucano. Já a Portuguesa apostava na individualidade do atacante Bruno Mineiro que colocou uma bola na trave. Aos 36 minutos, Alecsandro aproveitou o cruzamento do meia Wendel e abriu o placar para o time da casa. A situação da Lusa piorou quando, aos 40 minutos, o capitão Valdomiro foi expulso, após acerta o rosto de Dedé.

O segundo tempo começou com um gol logo de cara. Aos 2 minutos, Tenório recebeu um belo passe do Reizinho e cara a cara com Dida só teve o trabalho de escolher o canto. A Portuguesa, com um jogador a menos, e em desvantagem no marcador não apresentou nenhum tipo de reação e a equipe vascaína só administrou o restante do jogo. Aos 34 minutos, Pipico deu uma tesoura no adversário e também foi expulos, deixando os dois times em igualdade em número de jogadores em campo.

O próximo adversário do Vasco é o Náutico, nos Aflitos, na próxima quarta-feira, às 19h30m, pela 22ª rodada do Campeonato Braisleiro. Já a Portuguesa recebe o Coritiba, no Canindé, na quarta, também às 19h30m.


Após goleada, Fogão reage e vence o Coritiba no Engenhão

O Botafogo reagiu rápido no Campeonato Brasileiro, após ser goleado por 4 a 0 pelo São Paulo, na última rodada, e ganhou do Coritiba, por 2 a 0, no Engenhão. Com a vitória, o alvinegro soma 31 pontos e está em oitavo lugar no Brasileiro. Já o alviverde, com 22 pontos, está em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento.



O primeiro tempo começou lento, com as duas equipes sem se arriscar. O Botafogo saiu na frente, aos 14 minutos, após uma saída errada do gol do goleiro Vanderlei, em uma cobrança de escanteio. Elkeson aproveitou a falha e fez 1 a 0. Sem muito esforço o alvinegro ampliou com Lodeiro. O uruguaio aproveitou o cruzamento rasteiro do lateral Lucas e, de carrinho, fez 2 a 0. O placar podia ter sido maior se Elkeson não tivesse desperdiçado o pênalti sofrido pelo meia Renato.

Já o segundo tempo começou com o Coritiba tentando a reação. O alviverde esbarrava na boa marcação do Botafogo e não conseguia criar grandes oportunidades. Já o Botafogo apostava nos contra-ataques, mas errava o último passe. Mesmo com muita luta, o Coritiba não conseguiu marcar. O alvinegro carioca se defendeu muito bem e assegurou a vitória.

O próximo adversário do Botafogo é o Cruzeiro. A partida, válida pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, será realizada no Estádio Independência, às 22h, na próxima quarta-feira. Já o Coritiba enfrenta a Portuguesa, na quarta, às 19h30, no Canindé.


Apagão! Dominado, Flamengo é goleado pelo Internacional

Errando muito, o Flamengo perdeu para o Internacional por 4 a 1, no Beira-Rio, pela 21ª rodada do Campeonato Brasieliro. Dominado pelo colorado desde o início do jogo, o Rubro-Negro abriu o placar, mas não resistiu a pressão. Com o resultado, os cariocas continuam com 27 pontos, na 11ª colocação. Já o Inter, com 34 pontos, chega à sexta posição na competição.

O primeiro tempo começou bem para o Flamengo que, logo aos 15 minutos, aproveitou a falha do goleiro Muriel e abriu o placar. A partir do gol, o time da Gávea recuou e errou muito. Jogando em casa, o Internacional foi para cima e depois de um erro do lateral Ramon, empatou o jogo com Fourlan. Antes do intervalo, Fabricio virou o placar.

No segundo tempo, o time comandado pelo técnico Dorival Júnior não conseguiu reagir e fugir da marcação colorada. Sem muito esforço, os gaúchos fizeram mais dois gol com Fourlan e Leandro Damião e só administraram a partida. Mesmo com as substituições o Flamengo não demonstrou nenhum tipo de reação e o jogo terminou 4 a 1 para o Inter.

Tentando se recuperar do golpe, o Rubro-Negro recebe a Ponte Preta, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Raulino de Oiveira. Já o Internacional tenta embalar na competição e enfrentará o São Paulo, também na quarta, às 22h, no Morumbi. As partidas serão válidas pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

*com informações da Agência Rio e SRZD

_________________________________________________________________________________________________