segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Briga pelo título: Confira a análise dos próximos confrontos de Flu e Atlético-MG

Não deu... em dia de Ronaldinho, nem a trave amiga e nem Diego Cavalieri impediram a derrota tricolor no jogo de seis pontos.



A derrota para o Atlético-MG não foi um grande desastre para o Fluminense, que ainda tem uma boa vantagem sobre o time mineiro (seis pontos, 69 contra 63). É claro, que ela era importante e teria praticamente decretado o título antecipado do tricolor, já que se tratava de um jogo de seis pontos. Se ganhasse, o time de Abel Braga teria aberto 12 pontos à frente do Galo, mas perdeu e viu a vantagem que era de 9 cair para 6. 

Faltam seis rodadas e, se mantida a regularidade de aproveitamento de cada time, a situação dificilmente mudará na tabela. O Fluminense, que soma 69 pontos precisa chegar à 82 para ser matematicamente inalcançável. Isso porque com 18 pontos em jogo, o Galo só pode chegar a 81 (somados os 63 que tem mais esses 18). Ou seja, para ser campeão independente de uma campanha perfeita do Atlético-MG nos últimos seis jogos, o Flu precisa de 13 pontos, o que significa quatro vitórias e um empate.

Para ser ultrapassado pelo Galo, o Flu terá de tropeçar ao menos três vezes em seis jogos. Duas derrotas e um empate permitiria que o time mineiro ultrapasse o carioca, ou ainda se perdesse um jogo e empatasse quatro.

Levando a consideração o aproveitamento dos dois times:

O Flu tem 71% de aproveitamento no campeonato. Sendo assim, com 18 pontos em jogo, o tricolor (mantendo a regularidade) deve somar pelo menos 12,8 pontos (arredondando para 13), exatamente o que precisa para não ser alcançado mais pelo galo. Assim o Flu chegaria a 82.

Já o Atlético tem aproveitamento de 65%.  Isso significa somar 11,7 pontos (arredondando pra cima 12). Assim o Galo só chegaria a 75 pontos. Mesmo que o time mineiro tenha um aproveitamento de 100% (ou seja vencer os próximos seis confrontos), se o Flu for apenas regular ainda será campeão.

Analisando os confrontos do Fluminense

Coritiba (Casa) - O Coritiba não perde desde a rodada 26, ou seja, a seis jogos. O time paranaense conseguiu empatar com o Grêmio no Olímpico e com o São Paulo. Não será adversário fácil para o Flu. A vantagem do tricolor carioca nesse confronto é que venceu por 2 a 0 no primeiro turno e o Coxa tem um aproveitamento bem fraco fora de casa, 13 pontos. Venceu três vezes e empatou quatro. O Coxa briga por uma vaga na Sulamericana. Mesmo que perca para o Flu, ainda se mantém na disputa. O time paranaense está longe da Z4. Com esses ingredientes o Flu tem tudo para somar três pontos nesta quinta-feira (25).

São Paulo (Fora) - Antes de perder para o Flamengo neste final de semana, o São Paulo havia perdido apenas na rodada 24 contra o Atlético-MG. Tendo no período uma sequência de seis vitórias e um empate. Vencendo adversários como Santos, Cruzeiro e Vasco. No Morumbi, embalado pelos gols de Luis Fabiano e do atacante Lucas o tricolor dificilmente perde. O aproveitamento em casa só não é melhor do que o do Atlético-MG, que soma 42 (o São Paulo soma 40 em casa). Será jogo difícil para o Flu, já que o São Paulo briga por uma vaga na Libertadores. Caso o tricolor paulista vença o Sport na rodada 33, chegará a 58 pontos. Nesse período, se o vasco tropeçar diante de Inter e Corinthians, o tricolor pode abrir 8 pontos e não ser um adversário tão duro contra o Flu. A favor do tricolor carioca, conta a melhor campanha fora de casa (34 pontos) e o fato de normalmente se dar bem em cima do São Paulo. No primeiro turno o tricolor venceu por 2 a 1.

Palmeiras (Fora) - A situação do time paulista é desesperadora. Com 32 pontos, está desesperado na Z4 a quatro pontos de distância do Bahia (primeiro time fora da zona de rebaixamento). Mesmo em casa o desempenho como mandante é bem fraco. Em 16 jogos, em 48 pontos possíveis, somou apenas 22. Apesar do retrospecto negativo conta com a boa fase de Barcos e conseguiu emplacar duas vitórias em sequência. Antes de encarar o Flu (na 35ª rodada) ainda terá pela frente Inter no Beira Rio e o Botafogo em São Paulo. No primeiro turno o Palmeiras venceu o Botafogo por 2 a 1 no Rio, mas perdeu para o Inter por 1 a 0 em casa. O Inter vem de duas derrotas seguidas, já o Botafogo de um empate fora contra o Grêmio e uma vitória em cima do Vasco. Mesmo que vença os dois confrontos, somará 38 pontos e ainda pode estar na Z4 ou muito perto dela. Será outro grande jogo. A favor do Flu conta o bom retrospecto fora e a fase infinitamente superior a do Palmeiras.

Cruzeiro (Casa) - O time mineiro hoje soma 43 pontos e ocupa a nona posição na tabela. O G4 está longe, por isso a briga mais viável é por uma vaga na Sulamericana. Hoje o time mineiro já estaria classificado para a competição. Sendo assim, o Cruzeiro não tem muitas pretensões no campeonato. Não acredito em entrega de resultado, mas na 36ª se enfrentam o líder do campeonato na briga pelo título e um time que no meio da tabela já pode estar garantido na Sulamericana e sem chances de ir para a Libertadores, jogando fora de casa. A diferença é a motivação. E que motivação o Cruzeiro teria em vencer o Flu nessa situação? e de quebra ainda ajudar o arquirrival? No primeiro turno o Flu empatou com o Cruzeiro fora de casa em 1 a 1. Antes da derrota para o Palmeiras na rodada 32. O Cruzeiro só havia perdido na 28 para o Grêmio. Nesse meio tempo bateu Corinthians e Portuguesa e empatou com Fla. Antes de encarar o Flu ainda pega Ponte Preta, Santos e Bahia. Até lá já pode estar garantido na Sulamericana e não oferecer muita resistência.

Sport (Fora) - Por mais dramática que seja a situação do Sport na tabela, enfrentar um time na Z4 que tenta desesperadamente escapar do rebaixamento é difícil. O Flu terá de torcer para que até a penúltima rodada o Sport já esteja rebaixado e assim não tenha motivações para o jogo contra o tricolor. No primeiro turno, jogando em casa o Flu bateu o Sport por 1 a 0. O time pernambucano ocupa hoje a primeira posição do Z4, como 32 pontos, mas está a 4 pontos do Bahia. Depois de perder para a Portuguesa por 5 a 1 na 28ª rodada, o Sport ainda perdeu para o Grêmio e o Atlético-MG. Porém nas últimas duas rodadas se recuperou e venceu a Ponte Preta e o Atlético-GO. Em casa conseguiu vencer Santos, Cruzeiro e empatar com Flamengo e Corinthians. Antes de encarar o Flu, o Sport ainda pega São Paulo (Casa), Vasco (Fora), Figueirense (Fora) e Botafogo (Casa). Os quatro adversários bateram o Sport no primeiro turno. Minha aposta é que o Sport chega na 37ª rodada rebaixado e sem vender caro a vitória ao Flu.

Vasco (Casa) - O último jogo do Flu no Campeonato Brasileiro em 2012 será contra o Vasco, um clássico. No ano, o Flu já levou a melhor contra o Cruzmaltino na semifinal da Taça Guanabara (3x1) e no primeiro turno do Brasileirão (2x1). As duas equipes estão em momentos diferentes. O Vasco que começou entre os líderes, vem tropeçando demais no segundo turno e já perdeu a vaga no G4. Está a 5 pontos do São Paulo o quarto colocado e o jogo desta quarta-feira (24) contra o Inter podem decidir as pretensões dos cruzmaltinos no campeonato. Se vencer, reduz a diferença para o São Paulo a dois pontos e ganha fôlego para seguir na briga pela Libertadores. Se perder, fica difícil acompanhar o São Paulo que vive melhor fase. À favor do time da Colina conta a má fase do Inter que vem de derrotas seguidas. Após o confronto contra o Inter o vasco ainda terá pela frente: Corinthians, Sport, Atlético-MG, Coritiba e Flamengo. O Vasco venceu no primeiro turno apenas o Sport. Empatou com Corinthians e Coritiba e foi derrotado por Atlético-MG e Flamengo. Nas últimas três rodadas o Vasco foi batido respectivamente por São Paulo, Santos e Botafogo. Minha aposta é que o Vasco chega na última rodada sem chances de se classificar para a Libertadores.

Analisando os confrontos do Atlético-MG

Flamengo (Casa) - Próximo adversário do Atlético-MG, o Fla vive má fase, o time joga bem mas os resultados não vem. Ainda assim, o rubro negro conseguiu um bom resultado na última rodada batendo São Paulo (1 a 0). Apesar de ter vencido o Atlético-MG recentemente, em jogo atrasado do primeiro turno, acho difícil o Fla bater o Atlético-MG dessa vez. Na outra ocasião tinha o primeiro confronto contra Ronaldinho ("o desejo de vingança"), o jogo era no Rio, a torcida lotou o estádio. Dessa vez o jogo é em Minas, onde a torcida do Galo provavelmente vai lotar o estádio. O time de Cuca é muito mais time do que os comandados de Dorival. Em seis rodadas o Fla venceu apenas um jogo, enquanto o Atlético-MG venceu três. Outro fator que soma à favor do Atlético-MG é que dos 40 pontos que o Flamengo possui, apenas 13 foram conquistados como visitante, foram apenas três vitórias ainda assim contra times pequenos. Dá para acreditar que o Fla bate o Atlético-MG, o time com melhor campanha em casa?

Coritiba (Fora) - O Coritiba tem aprontado e não é time de vender fácil uma derrota. Não é atoa que está em 10º a três pontos do 6º colocado. No sábado (20), o time paranaense aprontou para cima do Grêmio segurando a pressão e saindo de Porto Alegre com um empate. Caso perca para o Fluminense nesta quinta-feira (25), o Coxa pode encarar o Atlético preocupado em sustentar a vaga para a Copa Sulamericana, ainda mais porque terá Alex de volta ao clube. Não será jogo fácil para os mineiros. Apesar de ter vencido por 1 a 0 no primeiro turno (jogando em Minas) não vai ser tão fácil o time que tem a quinta melhor campanha em casa (onde somou 29 dos seus 42 pontos), batendo Flamengo, Cruzeiro, Inter e Grêmio. Aposto em um empate.

Vasco (Fora) - O Vasco vem caindo de produção e consequentemente na tabela. Tinha uma vantagem folgada dentro do G4 e viu essa vantagem ser pulverizada pelo São Paulo até ser ultrapassado. A vida do time cruzmaltino se decide nessa semana. O São Paulo tem 55 pontos contra 50 do Vasco. Caso o Vasco vença seu confronto pela 32ª rodada contra o Inter (jogo atrasado) ele cola no São Paulo e volta a ficar vivo na briga pela vaga na Libertadores. O Vasco conseguiu empatar com o time Gaúcho no Beira Rio e o colorado também não vive grande fase. A última vitória do Vasco foi na 28ª rodada, sobre o Atlético-GO, depois sofreu três derrotas seguidas (São Paulo, Santos e Botafogo) se perder para o Inter a chance de terminar o Brasileirão no G4 serão mínimas. Antes de pegar o Atlético-MG encara ainda o Corinthians (fora) e o Sport (casa). Essa sequência de três jogos serão decisivas para saber que tipo de adversário o Galo terá. Se será um Vasco lutando pela vaga na Libertadores ou um Vasco desmotivado.

Atlético-GO (Fora) - Esse promete ser o jogo mais fácil do Galo nessa reta final. O Atlético-GO é o último colocado e está a 13 pontos do Bahia, primeiro time fora da Z4. Na antepenúltima rodada já estará matematicamente rebaixado. Me arrisco a dizer que já está rebaixado agora. Para piorar a situação do time de Goiás, o jogo é na casa do Atlético-MG. Como o visitante, o Dragão não conseguiu somar mais do que 8 pontos. De relevante a extraordinária vitória sobre o Flu e o empate com Cruzeiro, Corinthians e Santos.  Nos últimos cinco jogos o Atlético-GO perdeu quatro e venceu apenas uma (batendo o Inter por 3 a 1).

Botafogo (Fora) - O alvinegro do Rio tem um retrospecto bastante irregular. Tem se apoiado bastante em Seedorf, que nem sempre resolve tudo sozinho, mas quando joga faz a diferença. O time de Oswaldo de Oliveira, nos últimos quatro jogos, perdeu duas vezes (Fluminense e Santos), empatou uma (Grêmio no Olímpico) e venceu uma (Vasco). Nessa quarta-feira (24) encara o Figueirense (Fora) e antes de pegar o Galo ainda joga contra Atlético-GO (Casa), Palmeiras (Fora), Portuguesa (Casa) e Sport (Fora). Provavelmente quando enfrentar o Galo já estará classificado para a Sulamericana e sem chances de alcançar o G4, resumindo, sem pretensões no campeonato e sem motivação para vencer o Galo. No confronto entre as duas equipes no primeiro turno deu Galo (3 a 2). Em casa o Botafogo, 7º colocado com 44 pontos somou 25 pontos apenas (quase a metade do que o Galo somou em Minas). Por isso, não acho que o fator casa beneficiará o Botafogo.

Cruzeiro (Casa) - A última rodada será marcada pelos clássicos locais. O Atlético-MG encara o arquirrivel Cruzeiro. E como em clássico não tem favorito, não sou eu quem vai se arriscar a taxar a vitória do Atlético. A promessa é de um grande jogo. O Atlético-MG quem sabe brigando ainda pelo título, contra o Cruzeiro que não vai querer ver o rival campeão independente da situação que esteja no campeonato. O Cruzeiro ocupa agora a 9ª posição, com 43 pontos (20 a menos que o Galo). O Cruzeiro vem de uma sequência de 2 derrotas (Grêmio e Palmeiras), um empate (Flamengo) e duas vitórias (Portuguesa e Corinthians). Noc confronto entre as duas equipes no primeiro turno deu empate (2 a 2).

Para finalizar, o Fluminense tem a vantagem de depender apenas de si mesmo para ser campeão. O Galo tem que torcer para que o tricolor tropece. Emoção é o que não vai faltar nessa reta final. Se para os tricolores a derrota para o Galo foi ruim, para o torcedor que quer ver bons jogos e um fim de campeonato emocionante, o resultado foi excelente, já que deixou o Galo vivo na disputa.

Abs,
Vinícius Ferreira








_________________________________________________________________________________________________