segunda-feira, 1 de outubro de 2012

E nos Fla-Flus é o "Ai, Jesus!"... vitória tricolor foi justa?



Fla melhor no conjunto, mas talentos individuais do Flu decidem.









Flu recua demais, vê Fla melhor no jogo, mas ri por último.
Nem o mais otimista torcedor tricolor e nem o flamenguista mais irrealista poderiam imaginar que qualquer um dos dois times venceria o clássico, válido pela 27ª rodada, de maneira fácil. Em clássico, as vantagens ou desvantagens da situação dos times nos campeonatos são anuladas e, no Fla-Flu, especialmente vale o "Ai Jesus" de Nelson Rodrigues, o "sobrenatural de Almeida" é quem decide. Não há vitória fácil. Raramente houve.

Foi assim no primeiro turno e se repetiu agora. Novamente Fred foi decisivo em cruzamento vindo da direita, pegando de primeira, de maneira indefensável. Novamente um belíssimo gol. Novamente Cavalieri tem atuação espetacular. E novamente foi a torcida tricolor quem saiu de campo comemorando. 

Foi justo o placar? O Flamengo merecia a vitória? 

Sim, para as duas perguntas. Foi justo o placar. E sim, o Flamengo jogou melhor na maior parte do jogo, com mais vontade e merecia sair de campo vencedor. Estou sendo político, diplomático? Não.

Verdade que, desde o início do jogo, as principais iniciativas foram do Fla, que encontrou dificuldade em acertar o passe final. Insistiu demais pelo lado direito do campo com Wellington Silva (tornando as jogadas previsíveis). Faltou organização, sobrou vontade.

O Flu insistia no contra-ataque e viu em Nem, pela direita as principais chances. Ramon ficou louco com as investidas do rápido tricolor e acabou levando o amarelo e o vermelho no segundo tempo tentando marcar o também veloz Marco Junio.

Foi pela direita também que, com maestria e precisão, Deco "colocou" a bola no lugar perfeito para a bela finalização de Fred, de voleio. Depois disso o Flu recuou e deu campo para o Fla esperando encaixar os contra-ataques. Não deu certo. Muito pela falta de velocidade e organização do Flu e pela eficiência na marcação do Fla nas saídas de bola. 

Novamente Fred decide contra o Fla através de golaço.  Atacante tricolor se isolou na artilharia com 13 gols
Depois do gol... praticamente só deu Flamengo. Ficou ainda mais nítida a postura defensiva do Flu, quando Abel tirou Fred (com câimbras  para colocar Diguinho. Foi Diguinho ainda o responsável pelo lance que quase deu o empate ao Fla.

Afobado, chegou com força demais (e precisão de menos) e derrubou Wellington Silva na área. Pênalti!... Botinelli foi para a cobrança e viu Diego Cavallieri, de longe o melhor goleiro do Brasileirão (só Mano não vê isso, assim como ignora o artilheiro do campeonato), pegar a cobrança. O Fla não se abateu e continuou atacando e viu Love marcar em seguida, mas ter o gol corretamente anulado por estar em posição irregular. 

Repito. Foi justa a vitória do Flu. Assim como teria sido justa a vitória do Fla. Se o time do Fla foi melhor como conjunto, no Flu brilharam os talentos individuais. Não foi justo Fred sair de campo vitorioso depois do golaço que marcou? Não foi justo Cavalieri sair vitorioso depois de tomar um chute no pescoço, continuar jogando, operar milagres no gol e ainda pegar um pênalti?

O Fluminense jogou melhor que o Flamengo? Não. Mas não está na liderança por acaso. Quando não joga melhor como conjunto, vê seus principais talentos brilharem e fazerem a diferença, equilibrar a deficiência do conjunto. 

Arrancadas de Nem foram decisivas
para o tricolor
O Flu, agora é líder isolado do Campeonato Brasileiro. E põe isolado nisso. Viu o Atlético-MG tropeçar duas vezes seguidas: na quarta-feira (26) contra o próprio Flamengo (perdeu de 2x1) e no Sábado (29) contra a Portuguesa (1x1). Com a vitória sobre o Fla, o time de Abel Braga abril seis pontos de vantagem sobre os mineiros. O Flu soma 59 pontos contra 53 do Atlético-MG.

Já é campeão? Nunca. Não antes de ser matematicamente inalcançável. Ainda restam onze rodadas e muita coisa pode acontecer. Mas é fato que o time das Laranjeiras tem tido sorte de campeão. Ganha mesmo quando parece "não merecer". E vê seus rivais oscilando.

Ramon foi expulso no 2º tempo.
Quanto ao Fla... a derrota foi um banho de água fria na ascensão rubro negra. Eram duas vitórias seguidas. Um delas sobre o vice-líder, sobre o anti-herói Ronaldinho Gaúcho. O clássico afastaria de vez a desconfiança da torcida, daria moral. Não aconteceu a vitória, E nem acho que a derrota tenha abalado o ânimo dos jogadores. Mesmo perdendo, viram que eram capazes de enfrentar o líder de igual. Não precisa se desesperar rubro-negro. o Flamengo não cai. Não esse ano. Mas terá de tirar lições importantes quando o campeonato acabar.

Na tabela o Fla ocupa agora a 11ª posição com 34 pontos (empatado com outros quatro times que possuem a mesma pontuação. Está a sete pontos da zona da degola e a 13 do G4. O próximo adversário do rubro negro é o Bahia, que bateu o Botafogo neste domingo (1). O jogo será na próxima quinta-feira (4), às 21h no Engenhão.  

Já o líder Flu tenta manter a ponta da tabela em mais um clássico, desta vez contra o Botafogo, que vem de derrota. O jogo acontece no sábado (6), às 18h30, no Engenhão.
Melhor jogador  do Flu em Campo, Cavalieri pegou todas, inclusive o pênalti batido por Botinelli

Abs,
Vinícius Ferreira






_________________________________________________________________________________________________