terça-feira, 23 de outubro de 2012

Messi pode bate hoje recorde de Pelé




Messi é um fenômeno e já superou em números e (falta pouco) em futebol o compatriota Maradona. O que Messi precisa é liderar a Argentina na conquista de uma Copa do Mundo. E outro nome que Messi está prestes a alcançar é Pelé. Pelo menos no recorde gols em uma única temporada. Após balançar as redes três vezes na vitória sobre o La Coruña neste sábado (20), Lionel Messi está muito próximo de igualar ou mesmo superar uma marca do Rei, em gols em partidas oficiais num único ano.

Segundo o site oficial do Barcelona, o argentino, em 2012, marcou 71 vezes, contra 75 do Rei em 1959. A primeira chance real será nesta terça-feira, no duelo pelo Grupo G da Liga dos Campeões, contra o Celtic, no Camp Nou, às 16h45.

Embora tenha até dezembro para atingir o Rei, a missão de tirar a diferença de quatro gols numa só partida é bastante complicada. Até mesmo para alguém como Messi. Ainda assim, o argentino marcou quatro ou mais vezes em três oportunidades neste ano: na vitória por 4 a 0 sobre o Espanyol em maio (quatro gols), na goleada por 7 a 1 sobre o Bayer Leverkusen em abril (cinco) e no triunfo por 5 a 1 sobre o Valencia em fevereiro (quatro).

Caso atinja a marca de Pelé (segundo o site da Fifa, o Rei marcou 127 gols em 1959, embora uma parcela considerável desta marca seja em amistosos), o melhor do mundo vai manter a rotina de quebrar recordes. Artilheiro do Campeonato Espanhol com 11 gols – dois a mais que Cristiano Ronaldo e Falcao García, o argentino, primeiro jogador da história do time catalão a alcançar 15 hat-tricks no Espanhol, busca a artilharia da Champions pela quinta vez seguida.

Claro que os recordes são expressivos, mas fica difícil dizer que Messi é melhor que Pelé ou pode vir a ser. Assim como Schumacher é o detentor dos principais recordes da F1 e quem se arrisca a dizer que ele é (ou foi) melhor do que Senna? 

Messi tem muitos mais gols e é mais importante no Barcelona do que foi Ronaldinho. Mas Ronaldinho tem um futebol muito mais plástico. Zidane, tinha uma visão de jogo muito acima da que Messi possui. Acho que a vantagem de Pelé sobre qualquer jogador que veio depois dele é que ele era um jogador completo.


_________________________________________________________________________________________________