segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Massa confirma permanência na Ferrari amanhã

Já na largada Felipe ultrapassou Kimi Raikkonen e não demorou até colar no companheiro de equipe.


Antes questionada, a presença de Felipe Massa na categoria máxima do automobilismo, e defendendo o vermelho da Ferrari, parece mais do que certa. Amanhã (16), o presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo, deve confirmar o anúncio, dado como certo nos bastidores da F1.

"Teremos a chance de conversar sobre seu futuro e então eu tomarei uma decisão", disse o dirigente, em declarações publicadas no site oficial da Ferrari.

Di Montezemolo, que também se definiu "feliz por ver Massa de volta ao alto nível", ainda negou que pretenda contratar Vettel em breve. "Hoje o problema não é com os pilotos. 2013 ainda está por vir, mas não quero ter dois galos no mesmo galinheiro e sim dois pilotos que correm pela Ferrari e não por eles mesmos", disse.

A permanência de Massa na Ferrari seria mais do que justa, levando-se em consideração o atual desempenho do piloto (esse que é o único critério que os críticos usavam para massacrá-lo no início do ano). Desde as férias de agosto na F1, o desempenho (em pontos) do piloto brasileiro só não é melhor do que Vettel, que venceu as últimas três corridas por ter o melhor carro.

Desde Mônaco, Massa já mostrava evolução. Mas, foram nas últimas cinco corridas que ele assegurou a vaga no cockpit vermelho. Massa somou 56, onze à mais que o companheiro Alonso.

Massa conquistou a quinta colocação no Grande Prêmio da Bélgica após largar em 14º. Na sequência, na Itália , o brasileiro chegou a estar em segundo, mas caiu para a quarta posição após ceder posição para Alonso e ser ultrapassado por Sergio Pérez.

Alonso, por sua vez, voltou das férias  com abandono no GP da Bélgica ao ser atingido pela Lotus de Romain Grosjean na largada. Na sequência, foi beneficiado pela manobra de Massa e terminou em terceiro.

Nas últimas duas provas, Massa somou 22 pontos. No período, o brasileiro teve desempenho inferior apenas ao de Jenson Button, Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton, que somaram 25 cada.

O desempenho de Massa contribuiu diretamente para que a Ferrari ultrapassasse a McLaren no mundial de construtores. E na corrida da Coréia, Felipe ainda mostrou que pode andar mais rápido do que Alonso. Ontem (14) ele só não subiu ao pódio porque a equipe pediu para que tirasse o pé. "Felipe, você está mais rápido que Fernando. Por favor, segure a onda”, disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro.

Tenho certeza que a a ameaça sobre Alonso no final do GP da Coreia é sinal do retorno da confiança e do prazer de pilotar. E confiante, Massa é um dos melhores pilotos da F1. Minha expectativa como torcedor é ver o Massa ano que vem forte como em 2008 e que a Ferrari faça um carro a altura de seus pilotos.
_________________________________________________________________________________________________