domingo, 7 de outubro de 2012

Fluminense o time mais frio do campeonato

Fred decide de novo e reassume a artilharia.



Quando ganhou do Flamengo por um a zero, com gol de Fred e defesas espetaculares de Cavalieri, muito torcedor pode ter achado que o time simplesmente jogou mal que o resultado se deve mais a qualidade individual dos jogadores tricolores do que a uma estratégia.

Mas o raio caio de novo e da mesma forma, só quem em outro adversário, em outro clássico. O fato é que o Flu de 2012 tem abdicado do futebol bonito, em prol do resultado. E tem dado certo. Não é atoa que o time é o mais regular e por isso ocupa a primeira posição.

O Flu é um time experiente, frio e traiçoeiro. Não foi acaso ou sorte que fizeram a equipe de Abel ganhar dois clássicos da mesma maneira. Foi muita dedicação na marcação e uma falsa impressão de domínio adversário. Propositalmente o time tricolor dá campo, como um lutador que se encolhe, deixa o adversário vir pra cima e encaixa o contragolpe certeiro, letal.

Enquanto o adversário está seguro de quem tem a iniciativa de jogo e que o tricolor está acuado, a confiança na vitória próxima se torna a maior inimiga e aliada do Flu. O Fluminense não tem vencido com maior volume de jogo. É um time paciente, sabe esperar o momento certo, articular as jogadas com paciência. 

Dedicação na marcação tem sido arma fundamental do tricolor.
Tem uma dedicação assombrosa na marcação. Não é atoa que os atacantes tem saído mortos de campo. Fred contra o Fla teve câimbras no final do jogo e teve de ser substituído. Contra o Botafogo ajudou a parar Seedorf. 

No clássico deste sábado (6) o alvinegro teve sim um primeiro tempo melhor. Mas graça a Cavalieri (de novo) as bolas mais perigosas não entraram. E no segundo tempo, quando acertou a marcação, o tricolor quase não foi mais ameaçado e conseguiu encaixar seu jogo traiçoeiro. Foi em uma contra-ataque, que Fred viu Nem na ponta direita. Lançou com perfeição e soube se posicionar para receber a bola livre de marcação para marcar o 12 gol em 12 jogos e (com 14 gols) reassumir a artilharia.

Faltam quatro jogos que podem decidir o campeonato. O Flu tem mostrado regularidade e frieza. Venceu dois clássicos e agora tem pela frente mais 4 jogos importantes. Pega o Bahia (segunda melhor campanha do segundo turno) fora, encara o Atlético-MG (fora), pega o Grêmio (em casa) e tem mais um clássico contra o Vasco. Três dos adversário que enfrenta brigam direto pelo título. Se jogar com a frieza que jogou contra o Fla e o Botafogo e puder contar com Cavalieri e Fred, o Flu estará bem perto de conquistar o tetra.

Abs,
Vinícius Ferreira

_________________________________________________________________________________________________