sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Se convocar Fred será por pressão e não por vontade própria



Em entrevista hoje (5), concedida ao "O Estado de S. Paulo", Mano finalmente tocou no nome de Fred, além de ter voltado a falar de Ronaldinho e Diego Cavalieri. Sobre o atacante tricolor disse o seguinte:

"Eu não tenho nada contra o Fred. Eu nunca dei uma declaração contra o Fred. Aliás, foi ele quem deu uma declaração sobre a seleção. E também não me incomoda jogador ter opinião diferente da minha. Eu não estaria aqui se tivesse essa dificuldade."  (...) "O Fred já esteve com a gente na Copa América. É um goleador nato e tem qualidade. A gente tem feito um posicionamento de ataque sem deixar um homem mais centralizado e vamos ver como a seleção se comporta assim. Vamos com isso até o jogo com a Inglaterra para ver se isso funciona de forma confiável."

Não tem nada contra o Fred? Duvido. Quando entrou no comando da seleção, Mano tinha nas mãos a responsabilidade de renovar o time. Fred foi chamado logo no início do trabalho. Com Adriano em crise, Luis Fabiano lesionado e mal na Europa e Ronaldo aposentado, restava Fred para ser o atacante de área, de referência. E Mano apostou em Fred. 

O problema não é que Mano desgoste do futebol de Fred e essa história de "posicionamento de ataque sem deixar um homem mais centralizado"... você acredita mesmo nisso? Isso soa a desculpa esfarrapada. A seleção atua com três atacantes. Um homem de área e dois pontas, dois atacantes de movimentação. Se não tem atacante de referência é porque ninguém chegou, vestiu a 9 e disse: "essa é minha!".

Mano testou, Alexandre Pato, Leandro Damião e Hulk (esse tem mais cacoete de segundo atacante do que homem de área) e nenhum deles foi capaz de convencer Mano e muito menos o torcedor. Luis Fabiano nem conta porque mal foi testado.

Fred foi testado, mas em uma fase em que o trabalho ainda era embrionário. Mano deixou o camisa 9 do Flu pouquíssimas vezes em campo e nas últimas convocações o tirou do clube para deixá-lo no banco. Era natural que Fred se irritasse e que, até mesmo, pudesse ter "fingido" uma lesão para não desfalcar o clube. Afinal, você sairia do seu time, que vive um momento importante, para ir para seleção e esquentar o banco?

Depois disso Mano criou birra com Fred e achou que poderia se virar muito bem sem o atacante tricolor. Não defendo Fred e nem tiro a razão de Mano. Afinal ele pode convocar jogador brasileiro de qualquer time do mundo e tinha na época Damião em ascensão e a possibilidade de Pato voltar a render o que se espera dele.

Só que o problema é que Pato nem no clube é unanimidade e Damião se lesionou (e desde que voltou da lesão não tem mais o mesmo brilho de quando surgiu no último Brasileirão). Enquanto isso, longe da seleção e com menos lesões, Fred voltou a se destacar e hoje é o melhor atacante de área que o Brasil possui.

O Mano vem dizer que não está trabalhando "com um homem centralizado" e convoca o Luis Fabiano? Piada! Só pode ser. Mas ao que parece, se Fred mantiver esse desempenho, Mano querendo ou não vai ser obrigado a convocá-lo de novo. A pressão da torcida, da falta de resultados expressivos (diante de seleções mais fortes) e da imprensa convocarão Fred. 

Quando Felipão bancou deixar Romário de Fora em 2002, enquanto a torcida o pressionava, ele tinha Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho. Quando em 2010 Dunga deixou Ronaldinho de fora, Kaká era a referência. Nas duas ocasiões  o time obtinha os resultados e a não se tinha tanta desconfiança. 

Porém a pressão em cima de Mano é muito maior. Não é a só a torcida e a imprensa que querem ver um jogador específico no time. Existe todo um processo longo (e sem resultados aparentes) de renovação, são jogadores (craques, porém jovens demais) que ainda não convencem com a camisa da seleção, é a Copa do Mundo em casa, as atuações pouco convincentes.

Se estivesse ganhando de forma convincente, a seleção jogando demais com os jovens craques passando confiança para a torcida, Mano teria peito para barrar qualquer um. Mas hoje, o risco é muito maior para o treinador e acredito que em breve Fred estará de novo na seleção. 

Abs,
Vinícius Ferreira




_________________________________________________________________________________________________